PREFEITURA PRESENTEIA BEBÊ NASCIDO NO HMARAN

A prefeitura de Barcarena entregou um enxoval completo para o primeiro bebê nascido nesta terça-feira (3) no Hospital Municipal Afonso Rodrigues de Almeida Neves (HMARAN). A ação faz parte da Semana da Mamãe e do Bebê promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusb). O recém-nascido do sexo masculino, que ainda não tem nome, veio ao mundo às 5 horas 23 minutos, por meio de um parto cesariano.

Foi o primeiro filho da estudante Brenda Nayara dos Santos Barreto e o quarto neto da dona de casa Maria de Nazaré dos Santos Dias. A avó já tinha comprado alguns objetos para o mais novo integrante da família, mas foram insuficientes. O presente dado pela prefeitura vai ajudar a completar o enxoval. “Veio em boa hora”, disse Maria de Nazaré, que também será responsável pela criação do neto.

A secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles, ao entregar o presente, disse que o motivo do gesto foi uma forma de dar visibilidade à ação da Semana da Mamãe e do Bebê que tem levado informações, orientações e serviços às mulheres nas diversas unidades de saúde do município. Até sexta-feira (6), o público alvo da Semana vai ouvir palestras e receberá assistência especial nas UBSs.

MOBILIZAÇÃO – As equipes da Semusb estão mobilizadas para atender a demanda que procurar as unidades nesta Semana do Mamãe e do Bebê. "O objetivo é realizar ações de prevenção", disse a enfermeira Amanda Negrão, coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança de Barcarena. Um dos serviços é orientar sobre a importância do pré-natal. As orientações podem ser dadas nas unidades básicas de saúde.

O enxoval presenteado ao primeiro bebê nascido hoje no hospital maternidade de Barcarena foi uma doação da Secretaria Municipal de Assistência Social. Além da secretária Eugênia Teles, também participaram da entrega as coordenadoras Amanda Negrão (Saúde da Mulher e da Criança), Jane Gomes (Atenção Básica) e as dirigentes do HMARAN, Lucileide Batista (diretora) e Márcia Pimenta (vice).