SEMADE REALIZA AÇÃO EDUCATIVA NA ILHA TRAMBIOCA

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) da prefeitura de Barcarena passaram a manhã deste sábado (7) na praia de Cuipiranga, na Ilha Trambioca, para alertar as pessoas sobre os cuidados com a natureza. A limpeza da praia foi uma das recomendações dos técnicos do Meio Ambiente. Eles distribuíram folders e sacolinhas para o recolhimento de resíduos sólidos.

A atividade aconteceu na área da praia em meio aos banhistas e trabalhadores do pequeno comércio local. O pescador Raimundo Gaia foi orientado sobre o assunto. Morador de Icoaraci, em Belém, ele atravessou a Baía do Guajará para vender frutas na praia do Cuipiranga. A venda de abacaxi, melancia e tangerinas garante a ele uma renda extra. Raimundo espera vender tudo neste final de semana.

O consumo de alimentos na praia é um dos fatores da sujeira no ambiente. A servidora pública Ângela Pinheiro, que cuida da limpeza da praia informou que o plástico é o material menos recolhido pelos banhistas. Copos e pratinhos são mais facilmente descartados na areia, mas Ângela conta que a situação está melhorando. “Eles (os frequentadores da praia) estão mais conscientes”, disse ela.

Cuipiranga estava tranquila neste primeiro sábado de julho. A praia ainda vazia garantiu o lazer de crianças e adolescentes e o sossego das famílias que escolheram o lugar para descansar, longe do barulho e da agitação da cidade. Que o diga o comerciante Nivaldo Silva, de 53 anos. Ele mora em Barcarena há dois anos e não pensa em voltar para o Porto Velho (RO), de onde veio. “Me apaixonei por aqui”, disse Silva.