SEMADE REALIZA AÇÕES PARA COMBATER QUEIMADAS


SEMADE REALIZA AÇÕES PARA COMBATER QUEIMADAS
SEMADE REALIZA AÇÕES PARA COMBATER QUEIMADAS

O período do verão amazônico, com as altas temperaturas, é propício para o surgimento de queimadas urbanas e rurais em Barcarena, segundo divulgou a Secretaria de Meio Ambiente. Por isso, foi iniciado um trabalho de prevenção no município.

Técnicos da Semade vão distribuir panfletos e conversar com as pessoas sobre o problema, na tentativa de conscientizar a população. O trabalho já começou e vai durar até o mês de novembro, quando inicia a estiagem.

“Durante o período do verão, o índice de queimadas urbanas e rurais se eleva, afetando a população com inúmeros prejuízos”, informou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena, Juliana Nobre.

A saúde das pessoas é a mais prejudicada pela fumaça das queimadas. Crianças e idosos são os mais atingidos. Daí a importância de evitar que o fogo tome conta de áreas secas no município.

A Semade divulgou que “o Departamento de Proteção Ambiental irá realizar um trabalho com as comunidades da região, tendo como ação principal a sensibilização dos moradores, através de folhetos explicativos”.

Juliana Nobre disse que contará com a ajuda de parceiros. Iremos pedir apoio para os Bombeiros, através de palestras, esclarecendo os cuidados que temos que ter ao encontramos focos de incêndio próximos a nossas residências”.

A Semade acredita que, por meio da prevenção ambiental, será possível gerar melhores condições de vida. A ação da prefeitura será uma oportunidade também para informar as pessoas que a lei puni quem produz queimada.