PREFEITO REALIZA SONHO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, AO ENTREGAR OS PRIMEIROS TÍTULOS DE IMÓVEIS EM BARCARENA

A gestão do prefeito Antônio Carlos Vilaça ficará marcada na história como aquela que, de fato, fez acontecer a regularização de terras em Barcarena, por meio de iniciativas como a criação da Secretaria Extraordinária de Ordenamento Territorial e Habitação (Semeoth) e a implementação do projeto Reurb, uma parceria com a Superintendência do Patrimônio da União, com vistas a regularização fundiária.

Os resultados desse esforço conjunto foram apresentados ontem (17) durante o ato de entrega dos primeiros títulos definitivos de propriedade para 400 famílias que moram nos bairros Pioneiro e Laranjal. “É um momento histórico”, consideraram alguns. Gestores anteriores até tentaram regularizar as terras de Barcarena, mas não tiveram sucesso e o sonho foi sendo adiado até agora.

Vilaça disse que também encontrou dificuldades e resistências para levar adiante o processo de legalização dos imóveis da cidade, mas foi insistente e fez o que os outros não fizeram. Em cinco anos como prefeito de Barcarena, organizou seu pessoal, capacitou equipes e planejou as ações que culminaram na entrega dos primeiros documentos aos moradores que se cadastraram no projeto Reurb.

“Eu acreditei”, disse emocionada a comerciante do Pioneiro, Iracilda Matos. Com o título definitivo de propriedade nas mãos, ela irradiava alegria por ter o sonho realizado. “Agora é nosso”, afirmou a comerciante, que mora no bairro desde os anos 1990. A dona de casa Maria Ozirene da Costa, também do Pioneiro, recebeu o título das mãos do próprio prefeito. “É uma honra”, declarou, muito agradecida.

ANÚNCIO – O prefeito Antônio Carlos Vilaça disse que a meta da prefeitura é entregar pelo menos 8 mil títulos definitivos de propriedade em Barcarena daqui por diante. Ainda este ano, novos documentos serão entregues aos moradores que estão sendo cadastrados pelo projeto Reurb, executado em parceria com a Semeoth. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano também é parceira do projeto.

No ato de entrega dos primeiros títulos, o prefeito agradeceu o empenho e esforço dos servidores municipais no trabalho, e destacou o papel dos secretários envolvidos como Rui Cabral (Semdur) e Raimundo Cravo (Semeoth). Vilaça também disse um ‘muito obrigado’ aos técnicos do projeto, ao pessoal da SPU, e aos parceiros Renato Ogawa, Lúcio Vale e Hélio Leite, os três parlamentares que deram apoio à prefeitura.

O prefeito disse que o sonho dos moradores que receberam os primeiros títulos também era o sonho dele. Vilaça informou que, para quem já recebeu, o passo agora é registrar o documento no cartório. O registro é gratuito, já foi pago pelo município. Com o título definitivo, o proprietário poderá conseguir financiamento para reformar, construir ou ampliar a casa. Esse foi um dos motivos para tantas alegrias.