PREFEITO REALIZA SONHO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, AO ENTREGAR OS PRIMEIROS TÍTULOS DE IMÓVEIS EM BARCARENA


PREFEITO REALIZA SONHO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, AO ENTREGAR OS PRIMEIROS TÍTULOS DE IMÓVEIS EM BARCARENA
PREFEITO REALIZA SONHO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, AO ENTREGAR OS PRIMEIROS TÍTULOS DE IMÓVEIS EM BARCARENA

A gestão do prefeito Antônio Carlos Vilaça ficará marcada na história como aquela que, de fato, fez acontecer a regularização de terras em Barcarena, por meio de iniciativas como a criação da Secretaria Extraordinária de Ordenamento Territorial e Habitação (Semeoth) e a implementação do projeto Reurb, uma parceria com a Superintendência do Patrimônio da União, com vistas a regularização fundiária.

Os resultados desse esforço conjunto foram apresentados ontem (17) durante o ato de entrega dos primeiros títulos definitivos de propriedade para 400 famílias que moram nos bairros Pioneiro e Laranjal. “É um momento histórico”, consideraram alguns. Gestores anteriores até tentaram regularizar as terras de Barcarena, mas não tiveram sucesso e o sonho foi sendo adiado até agora.

Vilaça disse que também encontrou dificuldades e resistências para levar adiante o processo de legalização dos imóveis da cidade, mas foi insistente e fez o que os outros não fizeram. Em cinco anos como prefeito de Barcarena, organizou seu pessoal, capacitou equipes e planejou as ações que culminaram na entrega dos primeiros documentos aos moradores que se cadastraram no projeto Reurb.

“Eu acreditei”, disse emocionada a comerciante do Pioneiro, Iracilda Matos. Com o título definitivo de propriedade nas mãos, ela irradiava alegria por ter o sonho realizado. “Agora é nosso”, afirmou a comerciante, que mora no bairro desde os anos 1990. A dona de casa Maria Ozirene da Costa, também do Pioneiro, recebeu o título das mãos do próprio prefeito. “É uma honra”, declarou, muito agradecida.

ANÚNCIO – O prefeito Antônio Carlos Vilaça disse que a meta da prefeitura é entregar pelo menos 8 mil títulos definitivos de propriedade em Barcarena daqui por diante. Ainda este ano, novos documentos serão entregues aos moradores que estão sendo cadastrados pelo projeto Reurb, executado em parceria com a Semeoth. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano também é parceira do projeto.

No ato de entrega dos primeiros títulos, o prefeito agradeceu o empenho e esforço dos servidores municipais no trabalho, e destacou o papel dos secretários envolvidos como Rui Cabral (Semdur) e Raimundo Cravo (Semeoth). Vilaça também disse um ‘muito obrigado’ aos técnicos do projeto, ao pessoal da SPU, e aos parceiros Renato Ogawa, Lúcio Vale e Hélio Leite, os três parlamentares que deram apoio à prefeitura.  

O prefeito disse que o sonho dos moradores que receberam os primeiros títulos também era o sonho dele. Vilaça informou que, para quem já recebeu, o passo agora é registrar o documento no cartório. O registro é gratuito, já foi pago pelo município. Com o título definitivo, o proprietário poderá conseguir financiamento para reformar, construir ou ampliar a casa. Esse foi um dos motivos para tantas alegrias.