ATENDIMENTO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES BARCARENENSES


ATENDIMENTO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES BARCARENENSES
ATENDIMENTO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES BARCARENENSES

Um espaço voltado totalmente para assuntos relacionados aos direitos da mulher. Barcarena instituiu a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres em 2013, fruto da parceria com o governo federal, que repassou recursos à prefeitura para tocar o projeto.

A Coordenadoria é responsável pela efetividade e defesa dos interesses das mulheres barcarenenses e pelo enfrentamento a todas as formas de violência contra o gênero. Foi através da Coordenadoria que surgiu o projeto “Política para as Mulheres: Uma Questão de Direitos”. O projeto captou recursos para o município, para capacitações e aquisições de equipamentos de apoio permanente o que oportunizou o fortalecimento da política de gêneros. 

Nesses seis anos de atuação a Coordenadoria idealizou outros projetos como o “Barca Flor”, financiado inteiramente com recurso próprio, que em parceria com a secretaria de agricultura, formou mulheres em técnicas de cultivo e ainda promoveu a cultura empreendedora e o empoderamento feminino. Implementou ainda o projeto “Beleza Negra”, com o objetivo de despertar a sociedade Barcarenense para o reconhecimento do potencial da Cultura Negra. 

A Coordenadoria atua nos quatro cantos do município, promovendo campanhas, seminários, conferências e palestras sobre violência doméstica, notificações compulsórias, sexismo, igualdade de gênero, entre outros, seja em instituições públicas ou privadas. “Temos como prioridade levar informação ao maior número de mulheres possível”, conta Tânia Oliveira, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres. A secretária municipal de Assistência Social, Juliena Nobre, destaca o avanço significativo: “Menos de 30 municípios paraenses possuem uma coordenadoria de mulheres”. 

Atualmente a Coordenadoria funciona na Avenida Cronge da Silveira, n° 102, Barcarena Sede, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. No prédio também funciona o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.