“EM BUSCA DE MARIAS” VAI REPRESENTAR O PARÁ EM PREMIAÇÃO NACIONAL

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), teve a metodologia do projeto ‘Em Busca de Marias’, que homenageia as equipes de saúde que mais realizam ações nas campanhas “Março Lilás” e “Outubro Rosa”, selecionada para representar o Pará na Mostra Nacional “Brasil, Aqui tem SUS”. Concorrendo com cerca de 50 projetos de todo Estado, a iniciativa de Barcarena ficou entre as 17 escolhidas para a competição nacional, que será realizada no mês de julho, em Brasília (DF).

A seleção ocorreu durante a I Mostra de Experiências Municipais em Saúde “Pará, Aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/PA), no início deste mês, em Belém. O objetivo do encontro foi estimular a troca de experiências em trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), dando visibilidade e usando como exemplo os municípios que procuram soluções inovadoras para os principais desafios da saúde pública.

Caso vença, mais uma vez, o município será reconhecido nacionalmente por valorizar e priorizar a saúde da mulher. Entre os prêmios, estão medalhas, certificados e doações em dinheiro para aprimorar os projetos locais.

Resultados - Na campanha Março Lilás 2019, a Semusb bateu todos os recordes de atendimento às mulheres no município. Em apenas 30 dias, foram realizadas 5.517 coletas do exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU), representando um aumento de 57% na comparação com a campanha de 2018, quando as equipes realizaram cerca de 3500 coletas. Além disso, na edição deste ano, foram realizadas 300 mamografias.

No total, mais de 7 mil mulheres foram alcançadas pelas ações do projeto 'Em Busca de Marias', com palestras educativas, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (hepatites, HIV e sífilis), consultas odontológicas, atendimento multiprofissional (assistente social, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, etc) e dinâmicas de grupo. Na comparação com o ano passado (5800 atendimentos), o aumento foi de cerca de 20%.

Reconhecimento – Nos últimos três anos, na disputa entre os 144 municípios paraenses, Barcarena tem saído vitoriosa no prêmio Pará Mulher, do Governo do Estado, por superar as metas de exames preventivos de colo do útero e mamografias. O reconhecimento é, sobretudo, pelo projeto ‘Em Busca de Marias', que alcança as mulheres nos lugares mais longínquos do município para realização dos exames preventivos.