PREFEITURA INCENTIVA AÇÕES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Dezenas de artesãos e catadores, além de comerciantes, participaram nesta terça-feira (28) de um encontro de capacitação sobre Economia Solidária, em Barcarena. O evento foi organizado por meio da parceria entre a prefeitura e governo do estado, com apoio do Senac que cedeu o espaço, na Vila dos Cabanos.

Desde que foi aprovada a lei municipal que garante apoio à Economia Solidária, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego (Semute), tem desenvolvido ou apoiado iniciativas que permitam promover as atividades de dezenas de trabalhadores autônomos do município.

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) também é parceira do projeto. A servidora da Semute, Edicleia Gutierrez, explicou que a Economia Solidária é um conjunto de atividades empreendedoras geradoras de emprego e renda para a população.

A atividade de artesanato é um exemplo disso. Mas há, em Barcarena, ao menos 17 empreendimentos de Economia Solidária, alguns voltados para a área da Agricultura Familiar. Por isso, o governo Vilaça tem apoiado a capacitação de pequenos empreendedores. A formação iniciada nesta terça continuará até quinta-feira.

Nesta quarta (29), o treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social, na sede do município, também parceira da Economia Solidária. E na quinta (30), a capacitação será no auditório do complexo administrativo, na Vila São Francisco. Entre os temas estão o Associativismo e o cooperativismo.