ROCEIROS DO DIVINO LEVA O TÍTULO DE MELHOR QUADRILHA JUNINA DE BARCARENA

Já passava das quatro horas da madrugada desse domingo (30), quando a Secretaria de Cultura de Barcarena anunciou os três primeiros colocados do Concurso de Quadrilha Junina 2019, no ginásio municipal. O 1º lugar ficou com a Roceiros do Divino, da Vila dos Cabanos; 2º lugar, Cheiro do Pará, de Vila do Conde; e 3º lugar, Evolução Junina, de Barcarena-Sede.

Dez grupos participaram da competição e apresentaram um espetáculo coreográfico de arrepiar. As arquibancadas do ginásio foram insuficientes para acomodar tantos espectadores.  Torcidas organizadas gritavam a cada performance apresentada na quadra. A criatividade e a vibração dos dançarinos contagiavam o público por 30 minutos.

O traje dos brincantes foi um dos itens avaliados pelo júri do concurso. Todos os quadrilheiros juninos capricharam no visual. O bale das misses caipira, simpatia e mulata foi um show à parte. Nessa categoria, as premiadas foram Ingrid Késsia, miss Caipira da Roceiros Divino; Rislaine Nascimento, miss Simpatia da Cheiro do Pará; e Letícia de Souza, miss Mulata da Roceiros Divino.

Pode parecer fácil, mas ser miss exige muito esforço físico. Três integrantes da uma quadrilha de Vila do Conde passaram mal, após a apresentação no concurso de Barcarena. As meninas se queixaram de dores e cansaço. Elas foram atendidas pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Saúde de Barcarena disponibilizou uma ambulância no local.

AUTORIDADES – Embora o evento tenha sido do espaço da Secretaria de Esporte, a secretária de Cultura de Barcarena, Laura Marques, conhecida por Laurinha, foi a principal anfitriã do concurso de quadrilhas juninas. Ela recebeu autoridades como os secretários Pedro Moura (Semjel) e Ivana Ramos (Semed) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno Martins.

Os vereadores Alves Filhos, Junior Cravo e Rozilda Ribeiro também foram vistos no ginásio. Eles apoiam os grupos de quadrilhas da cidade. A parceria com o legislativo é bem-vinda, uma vez que o gasto dos brincantes é alto. Um traje de miss, por exemplo, pode chegar a três mil reais. A prefeitura colabora com as despesas das quadrilhas, por meio de subvenção.

O concurso de quadrilhas realizado pela prefeitura de Barcarena movimentou a cidade. Dezenas de vendedores ambulantes se instalaram ao redor do ginásio municipal para oferecer comidas e bebidas. Quando a apresentação dos grupos ainda estava na metade, tinha ambulante que não tinha mais comida para vender. O consumo foi grande, mas a alegria também.