PREFEITURA OFERECE CURSO SOBRE COMPRAS PÚBLICAS

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur), em parceria com o Sebrae, iniciou nesta segunda-feira, 30, o curso de compras governamentais para servidores e empresários da cidade. São 40 horas de estudo. O objetivo do curso é orientar o público alvo a respeito das relações de compra e venda, com base na lei federal 123/2006, sobre os ritos das compras governamentais, com tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas. “Existe um desconhecimento da lei”, disse o analista técnico do Sebrae, Nildo Cardoso.

O curso veio a Barcarena após um pedido da secretária da Seicomtur, Alzira Brito, que percebeu a necessidade de oferecer esse tipo de formação para os servidores da prefeitura, bem como para o empresariado local. Com as informações repassados pelos facilitadores do curso, os participantes terão maior habilidade técnica para lidar com os processos licitatórios da gestão. “Queremos fortalecer a economia local”, destacou Cardoso, ao afirmar que a lei prevê exclusividade para fornecedores de micro e pequenas empresas, quando o contrato de serviço das prefeituras for inferior a 80 mil reais.

Em Barcarena, cerca de 25 servidores da administração pública estão participando do curso de compras governamentais. O estudo acontece no auditório da Secretaria de Educação, em Barcarena-Sede. O mesmo curso será ministrado aos comerciantes e empresários da cidade, mas em ambiente e horário diferentes. Para estes, a formação será feita todas as noites, na sede da Associação Comercial de Barcarena, na Vila dos Cabanos. Com 40 horas semanais, o curso está previsto para terminar na próxima sexta-feira, dia 3, com a entrega dos certificados aos participantes.