BARCARENA ESCOLHIDA PARA PESQUISA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

Barcarena é a primeira cidade do Norte do Brasil escolhida pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, para desenvolver um trabalho que é realizado há mais de cinco anos pelo curso de Administração Pública. A instituição busca cidades que inovam em algum aspecto de gestão. Um grupo formado por onze estudantes e um professor foi apresentado a secretários municipais e ao prefeito Paulo Alcântara, na tarde desta segunda-feira (30), na sede da subprefeitura. Eles vão passar uma semana em Barcarena para acompanhar o dia a dia de trabalho de uma secretaria municipal e observar e entender como funciona.

Ao fim dessa semana, os estudantes vão apresentar um diagnóstico de tudo que eles viram e propor soluções para as áreas de educação, saúde, assistência social, meio ambiente, política urbana, articulação regional e administração e tesouro.

A ideia, segundo o professor e supervisor de campo da FGV, Michel Szklo é que cada grupo proponha duas soluções para aprimorar o que eles viram e que seja implementável. “Os alunos vão ter o período de um mês para elaborar um relatório. Depois o prefeito Paulo Alcântara vai ser convidado para ir a São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas, para ver essa apresentação final com os alunos, junto com todos os outros prefeitos das outras cidades escolhidas. A ideia é trocar experiências sobre as áreas em diversas localidades do país. Para que contribua com a formação alunos", explicou.

O prefeito Paulo Alcântara participou da apresentação dos estudantes aos secretários municipais e valorizou a ação da FGV. “Trata-se de uma entidade reconhecida no Brasil. Essa parceria é importante porque vai nos ajudar a aprimorar nossa gestão, para chegarmos na condição de excelência”, destacou.