UBS FLUVIAL DE BARCARENA SERÁ ENTREGUE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020


UBS FLUVIAL DE BARCARENA SERÁ ENTREGUE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020
UBS FLUVIAL DE BARCARENA SERÁ ENTREGUE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Com 90% de avanço de obra, a expectativa da prefeitura de Barcarena é entregar a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial do município, no primeiro trimestre de 2020. Construída em um estaleiro de Manaus (AM), a obra está na fase de acabamentos, incluindo pintura e preparação dos locais para receber os equipamentos de saúde e de navegação. 

Estimam-se que seis comunidades de Barcarena serão atendidas pela UBS, com possibilidade de aumento desse número nos meses seguintes. “Nosso objetivo é garantir que o ribeirinho seja atendido no local em que mora, sem precisar se deslocar para outras áreas do município, fortalecendo a atenção básica em Barcarena”, afirmou Nildo Cortilho, técnico em Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb).

A UBS fluvial terá capacidade para abrigar uma equipe médica completa para atender a população ribeirinha. Dividida em 24 compartimentos, o barco contará com recepção, consultórios médico e odontológico, sala de procedimentos, laboratório e ultrassonografia, farmácia, cozinha, espaço de coleta de preventivo, leito para os servidores e internet via satélite.

O prazo inicial de entrega da unidade era este mês de dezembro, mas o tempo de chuvas em Manaus atrapalhou o cronograma, que foi estendido por mais três meses. Além disso, houve falta de equipamentos no mercado, impossibilitando a conclusão do empreendimento no período pré-estabelecido. “Nossas equipes estão em Manaus acompanhando o andamento da obra para entregarmos a unidade o quanto antes”, garantiu Cortilho. 

O valor total da UBS fluvial é de mais de R$ 2,3 milhões, recursos custeados entre Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e contrapartida da prefeitura de Barcarena.