UBS FLUVIAL DE BARCARENA SERÁ ENTREGUE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Com 90% de avanço de obra, a expectativa da prefeitura de Barcarena é entregar a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial do município, no primeiro trimestre de 2020. Construída em um estaleiro de Manaus (AM), a obra está na fase de acabamentos, incluindo pintura e preparação dos locais para receber os equipamentos de saúde e de navegação.

Estimam-se que seis comunidades de Barcarena serão atendidas pela UBS, com possibilidade de aumento desse número nos meses seguintes. “Nosso objetivo é garantir que o ribeirinho seja atendido no local em que mora, sem precisar se deslocar para outras áreas do município, fortalecendo a atenção básica em Barcarena”, afirmou Nildo Cortilho, técnico em Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb).

A UBS fluvial terá capacidade para abrigar uma equipe médica completa para atender a população ribeirinha. Dividida em 24 compartimentos, o barco contará com recepção, consultórios médico e odontológico, sala de procedimentos, laboratório e ultrassonografia, farmácia, cozinha, espaço de coleta de preventivo, leito para os servidores e internet via satélite.

O prazo inicial de entrega da unidade era este mês de dezembro, mas o tempo de chuvas em Manaus atrapalhou o cronograma, que foi estendido por mais três meses. Além disso, houve falta de equipamentos no mercado, impossibilitando a conclusão do empreendimento no período pré-estabelecido. “Nossas equipes estão em Manaus acompanhando o andamento da obra para entregarmos a unidade o quanto antes”, garantiu Cortilho.

O valor total da UBS fluvial é de mais de R$ 2,3 milhões, recursos custeados entre Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e contrapartida da prefeitura de Barcarena.