PREFEITURA DE BARCARENA ESTUDA TRANSFORMAR RESÍDUO SÓLIDO URBANO EM ENERGIA

Uma comissão da prefeitura de Barcarena, formada pelos secretários municipais Jacobson Estumano (Planejamento) e Juliana Nobre (Meio Ambiente), esteve em São Paulo, nessa quarta-feira (22), para analisar a viabilidade técnica da aquisição de uma usina de pirólise para o município, que trata e elimina os resíduos sólidos urbanos e ainda gera energia limpa. Se for concretizada, a tecnologia será pioneira no Pará.

A agenda ocorreu na planta da usina de pirólise de Monte Mor, no interior paulista, que é administrada pela empresa RTB Holding, referência no setor de energia renovável no país. A comitiva também contou com a presença da promotora de Justiça Erica Almeida e do engenheiro químico Orlando Sena, representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), e da geóloga da Semade, Solange Vilaça.

Com a instalação da usina, o objetivo é efetivar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a empresa Imerys Rio Capim Caulim. A multinacional francesa deverá financiar parte do projeto (repasse de R$ 15 milhões) como compensação pelo vazamento de caulim na bacia do Rio Dendê, em 2007, que causou impactos sociais e ambientais no município.

Segundo levantamento atual, Barcarena produz 20 toneladas de lixo por dia. “Para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, nós precisamos encontrar a solução final para os resíduos de Barcarena. A pirólise, além de não causar impactos ambientais, vai transformar o lixo em energia limpa”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Juliana Nobre.

Adequada aos modelos internacionais, a usina de pirólise quebra as moléculas dos rejeitos por meio do superaquecimento, antecipando a decomposição dos materiais. O processo, no entanto, ocorre sem a queima dos resíduos, não gerando gases poluentes. É realizado apenas com o aquecimento controlado e sem oxigênio. O resultado da decomposição pode ser usado, entre outras alternativas, na geração de energia elétrica, por meio de motores de baixa rotação.

Nas próximas etapas, a prefeitura de Barcarena e os demais agentes envolvidos no processo irão aprofundar os estudos de viabilidade técnica para instalação da usina no município. “Não temos dúvidas de que é uma alternativa ambientalmente adequada para o tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos em energia limpa”, afirmou o titular da pasta de Planejamento, Jacobson Estumano.