AGRICULTURA: BARCARENA ATUA DA PLANTAÇÃO À VENDA DOS PRODUTOS

A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) apresentou balanço positivo sobre as ações desenvolvidas no ano passado e deve manter o intenso ritmo de trabalho ao longo de 2020. Para fortalecer a agricultura familiar do município, a pasta atua em diversas frentes, auxiliando os agricultores da plantação ao comércio dos produtos.

O abacaxi, carro-chefe do município, obteve uma safra record: foram mais de 300 mil frutos produzidos em 2019. Para o bom desempenho apresentado, a pasta auxiliou os agricultores em todas as etapas da cadeia produtiva, incluindo a assistência técnica, o fornecimento dos insumos e o apoio na comercialização do produtos em feiras e mercados.

Capacitação - A Semagri, por meio de cursos, palestras e oficinas, também intensificou o aperfeiçoamento e qualificação dos trabalhadores do campo, abordando conhecimentos teóricos e práticos da produção agrícola, do preparo de mudas ornamentais e do desenvolvimento da piscicultura.

Em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Sebrae, a pasta ofertou treinamentos sobre a certificação de produtos orgânicos e a necessidade de criação e fortalecimento das associações e cooperativas na agricultura familiar.

Estimam-se que centenas de trabalhadores, espalhados por mais de vinte comunidades de Barcarena, foram alcançados pelas ações de capacitação da prefeitura.

Campo Mecanizado – Outra frente de atuação da pasta foi no projeto Mecaniza Barcarena, que fomenta a agricultura familiar por meio da preparação de área nas comunidades rurais do município. “A iniciativa mantém a fertilidade natural do solo, aumenta a produtividade, busca um fluxo contínuo da produção, incentiva a comercialização, além de evitar a derrubada da mata”, explicou o titular da Agricultura, Paulo Ronildo.

Em 2019, com o auxílio de três tratores, a secretaria preparou, no período de estiagem (agosto a novembro), cerca de 80 hectares de terra, beneficiando cerca de 72 famílias, em 20 comunidades do município.

Olha a Feira! – No ano passado, a Semagri realizou 12 edições da Feira Itinerante, em oito comunidades de Barcarena. Ao todo, o espaço de comércio e negócios movimentou quase R$ 30 mil. A programação reuniu, em cada oportunidade, cerca de 30 produtores rurais, das comunidades Arienga Estrada, Bom Sossego, Cafezal, Embrasa, Fazendinha, Ilha Trambioca, Nova Canaã e São Gregório.