REUNIÃO DISCUTE REORDENAMENTO DA ÁREA INDUSTRIAL DE BARCARENA

Os próximos anos prometem ser de grandes avanços na indústria de Barcarena. Pensando nisso, a prefeitura e o Governo do Pará discutiram, no cartório de Barcarena-Sede, o reordenamento territorial e a regularização fundiária do Distrito Industrial do município.

Participaram da agenda representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), das secretarias municipais de Ordenamento Territorial e Habitação (Semeoth) e de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur), além da assessoria jurídica da prefeitura e do cartório de Barcarena.

As mudanças territoriais são necessárias para a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), área industrial especial voltada para a exportação de bens com diferenciais tributários, e da Ferrovia Pará, que interligará o porto de Vila do Conde a municípios do sudeste paraense.

“A Codec, que é o órgão responsável pelas terras, vai documentar as áreas industriais e colocar Barcarena por dentro da situação”, explicou o titular da Semeoth, Raimundo Costa. “Com isso, o empresariado vai ter segurança jurídica para se instalar aqui e investir em nosso município”, completou o secretário.

De acordo com Tatiana Suster, diretora do cartório de Barcarena, a instituição vai dar apoio às partes envolvidas na regularização fundiária do parque industrial. “Nosso papel é orientar a prefeitura e a Codec, com o objetivo de cumprir a lei do parcelamento do solo e o reordenamento territorial. O cartório está informatizado e pronto para atender a demanda, com capacidade de identificar e resolver os problemas”, garantiu.

Na próxima terça-feira (28), na sede da Codec, em Belém, representantes da prefeitura irão conhecer o projeto de implantação da ZPE Barcarena. O titular da Seicomtur, Jairo Castro, está no grupo de trabalho estadual para implantação do projeto e esteve, no início deste ano, na ZPE do Ceará para conhecer os benefícios de uma Zona de Exportações.