REUNIÃO DISCUTE REORDENAMENTO DA ÁREA INDUSTRIAL DE BARCARENA


REUNIÃO DISCUTE REORDENAMENTO DA ÁREA INDUSTRIAL DE BARCARENA
REUNIÃO DISCUTE REORDENAMENTO DA ÁREA INDUSTRIAL DE BARCARENA

Os próximos anos prometem ser de grandes avanços na indústria de Barcarena. Pensando nisso, a prefeitura e o Governo do Pará discutiram, no cartório de Barcarena-Sede, o reordenamento territorial e a regularização fundiária do Distrito Industrial do município.

Participaram da agenda representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), das secretarias municipais de Ordenamento Territorial e Habitação (Semeoth) e de Indústria, Comércio e Turismo (Seicomtur), além da assessoria jurídica da prefeitura e do cartório de Barcarena.

As mudanças territoriais são necessárias para a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), área industrial especial voltada para a exportação de bens com diferenciais tributários, e da Ferrovia Pará, que interligará o porto de Vila do Conde a municípios do sudeste paraense.

“A Codec, que é o órgão responsável pelas terras, vai documentar as áreas industriais e colocar Barcarena por dentro da situação”, explicou o titular da Semeoth, Raimundo Costa. “Com isso, o empresariado vai ter segurança jurídica para se instalar aqui e investir em nosso município”, completou o secretário.

De acordo com Tatiana Suster, diretora do cartório de Barcarena, a instituição vai dar apoio às partes envolvidas na regularização fundiária do parque industrial. “Nosso papel é orientar a prefeitura e a Codec, com o objetivo de cumprir a lei do parcelamento do solo e o reordenamento territorial. O cartório está informatizado e pronto para atender a demanda, com capacidade de identificar e resolver os problemas”, garantiu.

Na próxima terça-feira (28), na sede da Codec, em Belém, representantes da prefeitura irão conhecer o projeto de implantação da ZPE Barcarena. O titular da Seicomtur, Jairo Castro, está no grupo de trabalho estadual para implantação do projeto e esteve, no início deste ano, na ZPE do Ceará para conhecer os benefícios de uma Zona de Exportações.