PREFEITURA GARANTE PREPARAÇÃO DE USUÁRIOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA O MUNDO DO TRABALHO

O Programa Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho ) está em execução no município e prevê capacitar até o final do ano pelo menos 500 usuários da política de assistência social. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social, para acesso a oportunidades de acesso e ingresso no mercado de trabalho.

As oficinas auxiliam os alunos na preparação para o ingresso de cada um no mercado de trabalho, debatendo temas como comportamento durante entrevistas de emprego, preparação de currículo, documentos indispensáveis, planejamento, entre outros. “Só o querer não realiza, então como eu posso construir meu futuro? Pra eu construir eu tenho que pensar. Então o objetivo desses encontros é fazer com que eles pensem e se organizem pra isso”, comentou Bianca Rodrigues, Coordenadora Municipal do Programa.

O Acesuas funciona em três eixos: Identificação e inscrição dos usuários, oficinas, mapa de oportunidades e encaminhamento para vagas. As oficinas, que fazem parte do segundo eixo, acontecem durante seis encontros, em duas semanas, cada encontro com duração de três horas. Cada turma pode ter até 25 alunos.

PÚBLICO-ALVO – No passado, o Acessuas trabalhava entrelaçado ao antigo Pronatec. Com a nova roupagem, o programa segue independente, trabalhando exclusivamente com o público da assistência social, com encaminhamentos feitos diretamente pelos Centros de Referência de Assistência Socail (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).