DO BOLSA FAMÍLIA À UNIVERSIDADE: ALUNOS DE PROJETO SOCIAL APROVADOS NO VESTIBULAR


DO BOLSA FAMÍLIA À UNIVERSIDADE: ALUNOS DE PROJETO SOCIAL APROVADOS NO VESTIBULAR
DO BOLSA FAMÍLIA À UNIVERSIDADE: ALUNOS DE PROJETO SOCIAL APROVADOS NO VESTIBULAR

As vulnerabilidades sociais não impediram que alunos do projeto Escrevendo o Futuro conseguissem aprovação nas Universidades Públicas do estado. “Do Bolsa Família à Universidade” é o subtema do projeto que traduz a realidade vivida no dia hoje.

 

Para a aluna Janete Barbosa, de 33 anos, é a realização de um sonho adormecido há 10 anos. “A gente tenta, mas acha que nunca vai conseguir. Agora eu estou aqui mais do que emocionada”, comemorou. A aluna participou pela primeira vez do projeto e se dedicou exclusivamente às aulas de redação. “Eu participei apenas das aulas do projeto, não fiz nenhum cursinho”, frisou.

 

Cheios de expectativas os alunos ouviram o listão dos aprovados no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. “É emocionante contribuir com o sonho desses jovens. A gente sabe que pra eles é mais difícil, por isso pensamos no projeto que oferece mais do que auxílio técnico na produção de redação, mas os motiva e faz com que acreditem que podem ultrapassar as barreiras de suas próprias realidades”, comentou a secretária Juliena Nobre.

 

Quase todos os alunos aprovados obtiveram aprovação em mais de uma Universidade. Eleson Souza em Cinema na UFPA, Letras na UEPA e Pedagogia na UFRA; Valeriane dos Santos em Serviço Social na UFPA e Pedagogia na UEPA; Camilly Coutinho, História na UFOPA (6° lugar) e UFPA; Janete Barbosa, Engenharia Ferroviária e Logística na UFPA e Engenharia Agrônoma na UFRA; e Ronny Silva em Economia na UFPA.

 

A prefeitura, por meio da Semas, prevê a ampliação do projeto a partir do mês de março, quando as aulas passarão a acontecer também em Vila dos Cabanos, em uma das salas da subprefeitura. As inscrições iniciam no próximo mês.