ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA VILA DOS CABANOS INICIARÁ OPERAÇÃO NESTE SEMESTRE

A Estação de Tratamento de Esgoto da Vila dos Cabanos (ETE Cabanos) entrará em operação ainda neste primeiro semestre, após a conclusão das obras de implantação determinadas pela prefeitura de Barcarena e realizadas pela Águas de São Francisco, concessionária de água e esgoto do município. A primeira etapa, já finalizada, segue em fase de teste e atenderá, aproximadamente, 4,4 mil moradores da Vila dos Cabanos.

O investimento garantirá saneamento básico e preservação ambiental para o município, além de valorização imobiliária, produtividade no trabalho e rendimento escolar. “Quando se fala de esgotamento sanitário estamos falando de melhoria de qualidade de vida, de hospitais menos lotados, de valorização de imóveis e mais saúde para a população”, comentou o diretor presidente da concessionária, José Benedito da Silva Braga Filho.

Ocupando uma área de 1.800 m², às margens do Rio Murucupi, a primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto Vila dos Cabanos tem capacidade para tratar até 18 mil litros de dejetos por hora. "Essa estação é importante porque representa saúde e qualidade de vida para as pessoas. Vai impactar na saúde, na educação e na economia do município”, destacou o prefeito Paulo Alcântara.

A segunda etapa, que será concluída até o início de 2021, ampliará a cobertura de esgotamento sanitário para 14 mil barcarenenses. “Trabalharemos na execução de mais duas elevatórias de esgoto na Vila dos Cabanos e a operação total da rede existente. Posteriormente, haverá a coleta, o transporte e o tratamento do esgoto para os demais bairros”, explica o Coordenador de Operações Fernando Teles.
Tratamento - O tratamento da ETE Cabanos é biológico anaeróbio, utilizando bactérias para digestão da matéria orgânica. O processo tem cinco etapas:

- Tratamento preliminar: realizado com grade e caixa de areia para remoção de sólidos grosseiros e partículas de areia;
- Elevatória de esgoto bruto: bombas elevam o nível hidráulico, que segue por gravidade nas demais unidades;
- Tratamento biológico anaeróbio com reator UASB: as bactérias irão consumir a matéria orgânica presente, convertendo parte dessa em gás carbônico, metano, água e lodo. Ainda nesta etapa, no tanque Inhoff, será realizado o aprimoramento do tratamento do efluente, com a remoção de sólidos presentes;
- Calha parshall: onde é realizada a medição de vazão;
- Emissário final: o efluente tratado segue para rio Murucupi.

Ações paralelas - A concessionária tem realizado desobstrução da rede de esgoto existente, além de levantamento topográfico e substituição de rede quando identificada a necessidade, e mapeamento dos pontos de visita usados nas manutenções.

O cadastro dos moradores da região contemplada é realizado pessoalmente, em ação porta a porta. Na oportunidade, são fornecidas orientações como:
- A implantação de rede coletora de esgoto é de responsabilidade da concessionária. Já a implantação e manutenção das instalações internas são de responsabilidade do usuário.
- Após conectado à rede de esgotamento, existe a necessidade de a fechar a fossa séptica. As mesmas são consideradas um risco a saúde humana e ao meio ambiente.
- A legislação prevê cobrança pelo serviço de esgotamento sanitário mesmo que o usuário não faça a conexão.