BARCARENA REFORÇA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusb), aderiu à Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que começou nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. Além disso, no próximo sábado (15), a partir de 8h, haverá o Dia D da Vacinação, com unidades de saúde de portas abertas para atender a população.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município e o público-alvo são pessoas entre 05 e 19 anos de idade, mas a prefeitura também vai vacinar quem estiver com a carteira desatualizada e dentro da faixa etária de rotina: pessoas entre seis meses e 49 anos de idade.

Morador da Ilha Trambioca, o ajudante de construção civil Walter Viana, de 32 anos, aproveitou o primeiro dia da campanha para se vacinar contra a doença na UBS do bairro Betânia, na sede do município. "É sempre bom deixar a vacina em dia para saber que estamos protegidos", afirmou.

A dona de casa Greiciane Silva também levou a filha, Ágatha Sofia, de um ano, para se vacinar contra o sarampo. "Ela chorou um pouco, mas o importante é que agora ela está imune e que a carteira de vacinação está em dia", contou, orgulhosa, a mãe de primeira viagem.

Para a imunização, basta ir até a unidade mais próxima e apresentar documento de identificação original com foto e a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso objetivo é manter a cobertura vacinal maior ou igual a 95% em todo o município, promovendo a proteção coletiva da população”, explicou a enfermeira Marciclene Silva, responsável pela campanha em Barcarena.

Doença - o sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e extremamente contagiosa, que pode levar à morte. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.