OBRA NO FURO DO NAZÁRIO ESTÁ DENTRO DO CRONOGRAMA


OBRA NO FURO DO NAZÁRIO ESTÁ DENTRO DO CRONOGRAMA
OBRA NO FURO DO NAZÁRIO ESTÁ DENTRO DO CRONOGRAMA

A escola do Furo do Nazário, na Ilha das Onças, aos poucos, vai ganhando forma e ficando um prédio bonito, cravado no meio da mata de várzea. A unidade escolar está sendo erguida para atender estudantes ribeirinhos de várias comunidades da ilha. Serão 12 salas de aula, com capacidade para 32 alunos, refeitórios, área de lazer e salas administrativas.

Nesta terça-feira, 18, o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Semdur), Matias Costa, disse que a obra já entrou na fase de acabamento. “Já está na parte de revestimento das paredes e dos pisos. Cerca de 70% da cobertura já estão concluídos”, disse ele, ao informar que a estrutura está quase pronta para receber o telhado.

A escola do Nazário tem um piso elevado do solo, por se tratar de um terreno alagadiço. “A Escola é feita em cima de uma laje, onde essa laje é toda fechada”, explicou Matias. Localizada às margens do rio, a unidade terá um trapiche todo feito de concreto para receber os estudantes e professores. A estrutura do píer está em execução.

“A escola está sendo feita de forma similar às que já foram inauguradas e que estão sendo executadas no município, na zona urbana”, explicou o engenheiro. “Ela não destoa da modalidade construtiva dessa administração”, disse Matias, ao acrescentar que a escola do Nazário será toda refrigerada, diferentemente da anterior que existia na comunidade.

A logística para executar a construção da unidade escolar foi diferenciada, o que permitiu flexibilizar os prazos da obra, uma vez que todo o material usado na construção é levado para a ilha em embarcações, inclusive a mão de obra. Apesar de pequenos atrasos, “ela está dentro do cronograma”, assegurou o engenheiro da Semdur. Ainda não há data de entrega.