PREFEITURA ARRECADOU MAIS DE UMA TONELADA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO CARNAVAL

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), divulgou o resultado das ações para manter a cidade livre do plástico e outros resíduos sólidos durante os quatro dias de programação do Carnaval no Caripi e na sede do município. "Ficamos muito felizes com o engajamento da população"', disse a secretária da Semade, Juliana Nobre.

De acordo com a Semade, a coleta seletiva superou as espectativas. A arrecadação de materiais recicláveis chegou a marca de 1 tonelada e 300 kg. Só com a troca de canecas, foram contabilizados 158kg de plástico e 202 kg de alumínio. "A população procurou muito a gente", contou Juliana, ao informar que havia 2000 canecas para trocar por material reciclável, sendo usados 500 por dia de evento.

Os catadores foram parceiros nesse projeto e fizeram um bom trabalho. "Eles participaram com a gente de todos os dias de evento e conseguimos coletar bastante material", comemorou a titular da Semade. Para Juliana, o sucesso da ação se deve ao planejamento da Secretaria e o engajamento dos parceiros, além da colaboração da população que se interessou pela proposta de manter a cidade limpa.

A Semade informou que o dinheiro arrecado com a venda do material reciclável é destinado para os catadores que são acompanhados pelo programa Sustentar. Juliana Nobre agora já pensa na próxima ação sustentável, que está sendo preparada para a Ação Verão, que ocorrerá no mês de julho nas principais praias e balneários do município. "Nossa ideia é incentivar a coleta seletiva no município", finalizou Juliana.