JOVENS APRENDIZES CONCLUEM EXPERIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO

A prefeitura de Barcarena, em parceria com o Senai e a empresa Mascarenhas realizaram o sonho de vinte e cinco adolescentes, usuários da rede socioassistencial do município: a primeira experiência de trabalho. Essa também foi a primeira experiência do governo municipal na promoção do Programa Jovem Aprendiz, através da cota alternativa de aprendizagem.

Muito emocionados os jovens relataram as dificuldades que enfrentaram no percurso até as vagas: “Estávamos desacreditados. Chegamos sem documentos, mas vimos muito esforço da secretaria em nos ajudar na emissão dos documentos necessários. Não são todos os jovens que têm essa oportunidade”, contou João Andrade, 15 anos. “No dia que tentaram entrar em contato comigo eu havia saído sem meu celular e havia 17 chamadas perdidas daqui. Cheguei sem saber nada e todas tiveram muita paciência comigo. A minha mente se abriu”, desabafou Gabriela Batista, 19 anos, da comunidade Castanahalzinho.

Todos os jovens foram selecionados a partir do mesmo critério: ser usuários da rede socioassistencial, ou seja, estar em situações de vulnerabilidade sociais. “A nossa luta é grande porque esse público tem menos possibilidades de ingressar no mercado de trabalho. É difícil pra eles concorrerem com alunos de escola particular, que têm cursos de inglês e informática”, comentou. O aprendiz Leandro Silva, de 19 anos agradeceu: “Obrigado à secretária que moveu todo esse ciclo. A minha experiência foi ótima. Amadureci muito”.

A confraternização marcou um passo importante para os órgãos envolvidos e para os jovens, uma vez que uma porta se abriu para o processo de inclusão deles. “Não parem por aqui, a vida não espera”, incentivou Isabela Guedelha, Tutora de aprendizagem.