BARCARENA CUMPRE AÇÕES DO SELO UNICEF


BARCARENA CUMPRE AÇÕES DO SELO UNICEF
BARCARENA CUMPRE AÇÕES DO SELO UNICEF

Os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes participaram de mais uma etapa da metodologia do Selo Unicef edição 2017/2020: Capacitação para os adolescentes sobre a prevenção da gravidez não planejada na adolescência. A programação faz parte de um dos compromissos assumidos pelo município ao aderir o Selo, mantendo a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Segundo dados do governo federal, por ano 434 mil bebês nascem de mulheres adolescentes e o Brasil é o país campeão de meninas que se tornam mães na América Latina. Os dados e as informações dos riscos desse estado foram repassados aos jovens que se tornam multiplicadores das informações.

Durante o encontro, a Enfermeira Andreza Lobato, da Secretaria Municipal de Saúde, também apresentou ao grupo o Programa Saúde do Adolescente, que fornece uma caderneta, similar a caderneta da criança, mas que orienta sobre os cuidados com a saúde do público entre 12 e 18 anos de idade. A inserção no programa pode ser solicitada em qualquer Unidade Básica de Saúde.

NÚCLEO - O núcleo de cidadania é um grupo de jovens que discute questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. A participação cidadã de adolescentes, além de ser um direito é um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetem a sua vida. O grupo atua dialogando com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para ampliar a participação de adolescentes e garantir que as decisões levem em conta a opinião e propostas de adolescentes sobre questões ligadas aos seus direitos.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.