BARCARENA CUMPRE AÇÕES DO SELO UNICEF

Os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes participaram de mais uma etapa da metodologia do Selo Unicef edição 2017/2020: Capacitação para os adolescentes sobre a prevenção da gravidez não planejada na adolescência. A programação faz parte de um dos compromissos assumidos pelo município ao aderir o Selo, mantendo a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Segundo dados do governo federal, por ano 434 mil bebês nascem de mulheres adolescentes e o Brasil é o país campeão de meninas que se tornam mães na América Latina. Os dados e as informações dos riscos desse estado foram repassados aos jovens que se tornam multiplicadores das informações.

Durante o encontro, a Enfermeira Andreza Lobato, da Secretaria Municipal de Saúde, também apresentou ao grupo o Programa Saúde do Adolescente, que fornece uma caderneta, similar a caderneta da criança, mas que orienta sobre os cuidados com a saúde do público entre 12 e 18 anos de idade. A inserção no programa pode ser solicitada em qualquer Unidade Básica de Saúde.

NÚCLEO - O núcleo de cidadania é um grupo de jovens que discute questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. A participação cidadã de adolescentes, além de ser um direito é um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetem a sua vida. O grupo atua dialogando com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para ampliar a participação de adolescentes e garantir que as decisões levem em conta a opinião e propostas de adolescentes sobre questões ligadas aos seus direitos.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.