PREFEITURA DE BARCARENA REÚNE EQUIPE DE SAÚDE PARA TOMAR MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS

Coordenadores e diretores de setores da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena – Semusb, se reuniram nesta terça-feira, 17, para elencar medidas contra o coronavírus na cidade. Mesmo sem nenhum caso confirmado no Pará, o encontro buscou definir estratégias para prevenção em Barcarena e como se preparar para eventuais casos.

Os profissionais da saúde serão orientados em como agir com possíveis casos no município, explicou a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Faremos regularmente capacitações e reuniões, para que a gente saiba quais os sintomas, os cuidados de prevenção e o que fazer diante de um caso suspeito”, disse.

Questões sobre chegada de navios estrangeiros no porto de Vila do Conde e desembarque no Pier da praia do Caripi foram levantadas. Segundo a secretária, órgãos responsáveis serão notificados. “Trabalharemos em conjunto com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, no Caripi. Na Vila do Conde, com a gerência da Companhia Docas do Pará – CDP e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”.

No Hospital Wandick Gutierres, cerca de 400 pessoas são atendidas por dia. A unidade já trabalha a conscientização da população e dos profissionais para as medidas de prevenção da doença. A diretora do hospital, Cleise Jane Gomes, explica o que se deve fazer ao apresentar sintomas. “A orientação é que primeiro se procure a UBS nos bairros, e que só vá para a emergência os casos mais graves”, recomendou.

MEDIDAS – A Secretaria Municipal de Saúde orienta que eventos com grande aglomeração de pessoas não ocorram na cidade. Uma equipe volante sairá em igrejas, empresas e outros espaços para realizar campanha de educação sobre cuidados. Álcool em gel e máscaras serão distribuídos para os profissionais da saúde.

PREVENÇÃO – Sem nenhum caso confirmado, as recomendações permanecem para lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, não compartilhar utensílios pessoais, utilizar lenço descartável, cobrir nariz e boca ao tossir, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas e sinais de doença.