SERVIDORES DA SAÚDE DE BARCARENA SÃO CAPACITADOS PELA SESPA PARA ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

Profissionais da saúde de Barcarena participam de uma capacitação contra o coronavírus, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena – Semusb. As formações ocorrem até a tarde desta quarta-feira, 18, ministradas pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará – Sespa, através do 6º Centro Regional de Saúde.

O encontro busca capacitar os profissionais para lidar com a situação, em caso de aparecimento de casos suspeitos, explicou o diretor do 6º Centro Regional de Saúde, Cleidson Silva. “Vamos levar orientação e informação adequada diante do que vivemos com notícias distorcidas. Precisamos esclarecer como se dará esse trabalho diante de algum caso suspeito”, disse.

Segundo a coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica de Barcarena, Wiviane Miranda, o município se preocupa em ter profissionais prontos para atender possíveis casos de Coronavírus. “Esperamos não ter um cenário com muitos agravos, mas é importante ter pessoas habilitadas para fazer a coleta em eventuais situações”, afirmou.

Participam enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, representantes da saúde básica e de hospitais de municípios do Baixo Tocantins, como Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia. A enfermeira de Barcarena, Joyce Costa, avaliou essencial a realização da capacitação. “Muito importante participar do evento, pra que a gente possa fechar um plano para melhor tratar da nossa população”.

Pela parte da manhã, o encontro fez a abordagem do que é o Coronavírus, do Plano de Contingência do Governo do Estado, recomendando que cada município tenha o seu em particular. Pela tarde, os profissionais passam por treinamento de como fazer a coleta de material para análise nas unidades de saúde.