SERVIDORES DA SAÚDE DE BARCARENA SÃO CAPACITADOS PELA SESPA PARA ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS


SERVIDORES DA SAÚDE DE BARCARENA SÃO CAPACITADOS PELA SESPA PARA ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS
SERVIDORES DA SAÚDE DE BARCARENA SÃO CAPACITADOS PELA SESPA PARA ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

Profissionais da saúde de Barcarena participam de uma capacitação contra o coronavírus, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena – Semusb. As formações ocorrem até a tarde desta quarta-feira, 18, ministradas pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará – Sespa, através do 6º Centro Regional de Saúde.

O encontro busca capacitar os profissionais para lidar com a situação, em caso de aparecimento de casos suspeitos, explicou o diretor do 6º Centro Regional de Saúde, Cleidson Silva. “Vamos levar orientação e informação adequada diante do que vivemos com notícias distorcidas. Precisamos esclarecer como se dará esse trabalho diante de algum caso suspeito”, disse.

Segundo a coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica de Barcarena, Wiviane Miranda, o município se preocupa em ter profissionais prontos para atender possíveis casos de Coronavírus. “Esperamos não ter um cenário com muitos agravos, mas é importante ter pessoas habilitadas para fazer a coleta em eventuais situações”, afirmou.

Participam enfermeiros, técnicos em enfermagem, biomédicos, representantes da saúde básica e de hospitais de municípios do Baixo Tocantins, como Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia. A enfermeira de Barcarena, Joyce Costa, avaliou essencial a realização da capacitação. “Muito importante participar do evento, pra que a gente possa fechar um plano para melhor tratar da nossa população”.

Pela parte da manhã, o encontro fez a abordagem do que é o Coronavírus, do Plano de Contingência do Governo do Estado, recomendando que cada município tenha o seu em particular. Pela tarde, os profissionais passam por treinamento de como fazer a coleta de material para análise nas unidades de saúde.