PREFEITURA LANÇA PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA PREVENÇÃO DO CORONAVIRUS

Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 24, o Plano de Contingência Municipal para Infecção Humana, com uma série de ações e medidas de enfrentamento do coronavírus. O documento foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Nele, a prefeitura traça os objetivos para "promover a prevenção, detecção, tratamento e alerta precoce dos casos suspeitos".

link para ter acesso ao Plano   Plano de Contingência Municipal

O plano de contingência, que tem mais de 20 páginas, apresenta as recomendações técnicas para o desenvolvimento de "uma vigilância que objetiva informar e orientar os profissionais de saúde e a população em geral quanto aos aspectos epidemiológicos e medidas de prevenção e controle da covid-19". Alerta ainda sobre a ocorrência de casos em Barcarena.

O documento foi elaborado pelos secretários do município, com a supervisão do prefeito Paulo Alcântara. Oito objetivos específicos estão contidos no plano, entre eles: garantir a detecção, notificação, investigação de casos suspeitos de forma oportuna; organizar o fluxo de ações de prevenção e controle do coronavírus e estabelecer insumos estratégicos na utilização de casos suspeitos.

O documento também objetiva:traçar estratégias para a redução da transmissão da doença; intensificar a capacitação de profissionais de saúde; garantir adequada assistência ao paciente; monitorar e avaliar a situação epidemiológica para orientar tomadas de decisão; e definir as atividades de educação, mobilização e comunicação a serem implementadas no município de Barcarena.