PREFEITURA LANÇA PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA PREVENÇÃO DO CORONAVIRUS


PREFEITURA LANÇA PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA PREVENÇÃO DO CORONAVIRUS
PREFEITURA LANÇA PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA PREVENÇÃO DO CORONAVIRUS

Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 24, o Plano de Contingência Municipal para Infecção Humana, com uma série de ações e medidas de enfrentamento do coronavírus. O documento foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Nele, a prefeitura traça os objetivos para "promover a prevenção, detecção, tratamento e alerta precoce dos casos suspeitos". 

link para ter acesso ao Plano   Plano de Contingência Municipal 

O plano de contingência, que tem mais de 20 páginas, apresenta as recomendações técnicas para o desenvolvimento de "uma vigilância que objetiva informar e orientar os profissionais de saúde e a população em geral quanto aos aspectos epidemiológicos e medidas de prevenção e controle da covid-19". Alerta ainda sobre a ocorrência de casos em Barcarena.

O documento foi elaborado pelos secretários do município, com a supervisão do prefeito Paulo Alcântara. Oito objetivos específicos estão contidos no plano, entre eles: garantir a detecção, notificação, investigação de casos suspeitos de forma oportuna; organizar o fluxo de ações de prevenção e controle do coronavírus e estabelecer insumos estratégicos na utilização de casos suspeitos.

O documento também objetiva:traçar estratégias para a redução da transmissão da doença; intensificar a capacitação de profissionais de saúde; garantir adequada assistência ao paciente; monitorar e avaliar a situação epidemiológica para orientar tomadas de decisão; e definir as atividades de educação, mobilização e comunicação a serem implementadas no município de Barcarena.