PREFEITURA ENTREGA KIT ALIMENTAR ESCOLAR PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura de Barcarena, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou nesta terça-feira, 14, a entrega do Kit Alimentar Escolar para alunos das Escolas municipais. Seguindo as orientações do MEC/FNDE, a SEMED assegura a alimentação de estudantes que se encontram em vulnerabilidade alimentar durante as suspensões das aulas ocasionados pela COVID-19.
A entrega do Kit alimentar escolar visa garantir o acesso a alimentação aos alunos que dela necessitam, em especial os mais vulneráveis, explica a secretária Ivana Ramos. “O kit foi montado conforme orientação da nutricionista, para atender o aluno a per capita, a qual o aluno tem direito na merenda escolar. A relação dos alunos foi elaborada pelos gestores das escolas, e atende um período de 30 dias. Caso continue a suspensão das aulas, faremos nova distribuição”, disse.
O kit foi montado com a avaliação da nutricionista Jéssica Campos, que destaca o critério dos itens que os alunos receberão. “Utilizamos os mesmos alimentos da merenda escolar. Queremos suprir o máximo das necessidades dos alunos em suas casas, de acordo com o que eles recebiam na escola”.
A entrega é feita na casa de cada aluno, para evitar aglomerações. Mais de 200 profissionais estão envolvidos nesta distribuição. Josiane Furtado, presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Barcarena, acompanha as entregas, e explica a abordagem. “Começaremos pela zona rural, onde vai um técnico da Semed até a casa do aluno. Ao chegar no local, o responsável assina uma lista com seus documentos e recebe o kit”.
O trabalho está sendo desenvolvido conforme as orientações do Ministério da Educação e Ministério Público, e sendo fiscalizado pelo Concelho Municipal de Alimentação Escolar do Município. Tem direito a receber o kit, alunos que estejam regularmente matriculados na rede municipal e que estejam contemplados no decreto nº 5209/2004 (atualizado pelo decreto 9396/2018).
Uma relação com o nome de cada estudante apto para receber o kit foi disponibilizado no site da prefeitura. Em caso de dúvidas quanto ao direito do recebimento ao kit, de alunos que não constam na lista, o responsável deverá preencher um requerimento de análise social. Confira o requerimento AQUI.
Com isso, uma visita domiciliar será feita, para garantir o direito à contribuição. Mais de 7 mil estudantes ganharão um kit alimentar. A entrega segue até 27 de abril.