PREFEITO ACOMPANHA PLANTÕES DAS UBS’s NESTE DOMINGO

Acompanhado da primeira dama, Márcia Alcântara, o prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara, visitou neste domingo, 17, as Unidades Básicas de Saúde em funcionamento no final de semana. O chefe do executivo acompanhou os trabalhos nas UBS do Bairro Novo, em Barcarena-Sede, São José, em Vila dos Cabanos, e a do Conde, conversando com equipes médicas, pacientes e monitorando os remédios entregues à população.

Em todo o final de semana, foram mais de 600 atendimentos nas três Unidades. São números de um atendimento estratégico, que quer evitar o avanço da Covid-19 em Barcarena, detalha o prefeito Paulo Alcântara. “Estamos investindo na atenção básica de saúde porque é importantíssima no tratamento do início da infestação da doença. A pessoa que for medicada o quanto antes terá seus sintomas reduzidos, não precisará ser internada e isso evita o congestionamento dos hospitais”, disse.

Com a estratégia das unidades abertas em outros finais de semana, o prefeito espera melhor tratamento em saúde da população e o declínio do coronavírus na cidade. “Vamos manter esse serviço e com isso iremos diminuindo até não ser mais necessário essas ações, e que a gente consiga eliminar essa pandemia em Barcarena o mais rápido possível”.

A secretária de Saúde, Eugênia Teles, avalia os números de atendimento nesse final de semana como importantes no reflexo das medidas de tratamento da Covid-19 na população. “A grande procura mostra a alta incidência da contaminação do coronavírus em Barcarena e a necessidade da atenção básica para o tratamento dos casos leves”.

Andreia Cardoso procurou ajuda médica na UBS da Vila do Conde. Para a dona de casa, algo essencial para a comunidade. “Achei interessante porque nossa ida para a Vila dos Cabanos ficou muito difícil. Então, tendo aqui a UBS funcionando é muito bom, pois se tiver tratamento logo no começo, os hospitais vão estar desafogados”, disse.