PLANTÕES DO FIM DE SEMANA COM QUASE 700 ATENDIMENTOS

O plantão das Unidades Básicas de Saúde neste domingo, 24, realizou 366 atendimentos de pacientes com suspeita de casos leves de coronavírus. Estiveram abertas as UBSs de Vila Nova, em Itupanema, a da Imobiliária, em Barcarena-sede, e a do Laranjal, dando apoio ao Hospital Wandick Gutierrez e à UPA. Somando com as unidades abertas no sábado, foram quase 700 atendimentos no fim de semana.

A estratégia de desafogar os hospitais de referência, que são porta de entrada para doentes da Covid-19, tem dado certo, garante a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Após a gestão iniciar esses atendimentos nos fins de semana, observamos uma redução na procura de casos muito graves no Hospital Wandick e na UPA. Assim, identificamos ainda mais que é importante tratar o paciente suspeito de coronavírus no início, pois é muito eficaz”, disse.

Este já é o terceiro final de semana que a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza os plantões. Os pacientes que procuram as unidades contam com atendimento médico, de enfermagem, recebem medicação para se tratar em casa, e mediante a consulta, fazem testes para confirmar se estã com coronavírus. Nos próximos finais de semana a estratégia continua, mas a Semusb informará quais unidades estarão abertas durante a semana.