A prefeitura de Barcarena continua expandindo os plantões do fim de semana para atender casos leves de coronavírus. " />

PREFEITURA ABRIRÁ 7 UBS’s NO FIM DE SEMANA

A prefeitura de Barcarena continua expandindo os plantões do fim de semana para atender casos leves de coronavírus. A estratégia de fortalecer a Atenção Básica de saúde municipal abrirá no sábado, 30, as UBS’s do Laranjal, Pedreira, Bairro Novo e Jardim Cabano. No domingo, 31, as unidades de Itupanema, Imobiliária e Novo Horizonte, com atendimento de 8h às 15h.

Com essa estratégia, o município alcançou resultados positivos com relação ao combate à Covid-19 e, para fortalecer isso, os atendimentos serão mantidos, explica a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Devido o aumento da detecção precoce, redução no número de internação e de mortes por coronavírus, nós vamos continuar com essa ação. Agora de forma itinerante, em diferentes UBS’s para alcançar o máximo de pessoas”, disse.

Este será o quarto fim de semana que Unidades Básicas de Saúde específicas estarão abertas em Barcarena. A medida teve início em 9 de maio com duas UBS's, depois foi aumentando gradativamente diante da grande procura. Nos últimos três plantões, mais de 1.500 pessoas já foram atendidas, mais de 500 exames de detecção de Covid-19 foram realizados, e mais de 1.500 kits de medicamentos foram distribuídos.

Para este fim de semana, as unidades contarão novamente com atendimento médico, de enfermagem, disponibilização de remédios e exames para detectar a Covid-19. Mas a Semusb informa que os exames só serão realizados em pessoas que estejam com, no mínimo, 10 dias sintomáticas e sejam atendidas pelo médico do plantão do dia. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas procurem por atendimento nos primeiros dias de sintomas, pois o quanto antes for tratado, evita agravamento, internação e óbitos.

SERVIÇO

Quem apresentar tosse, dor de garganta e coriza, pode procurar as unidades abertas no sábado, 30, que são: do Laranjal, Pedreira, Bairro Novo e Jardim Cabano; ou as do domingo, 31, que são: Itupanema, Imobiliária e Novo Horizonte, de 8h às 15h.