FIM DE SEMANA COM MAIS DE 700 ATENDIMENTOS NAS UBS’s DE PLANTÃO


FIM DE SEMANA COM MAIS DE 700 ATENDIMENTOS NAS UBS’s DE PLANTÃO
FIM DE SEMANA COM MAIS DE 700 ATENDIMENTOS NAS UBS’s DE PLANTÃO

O plantão deste fim de semana com sete Unidades Básicas de Saúde abertas, realizou mais de 700 atendimentos. Só neste domingo, 31, as UBS’s Imobiliária, Novo Horizonte e Itupanema atenderam mais de 300 pessoas com sintomas leves de coronavírus. No sábado, foram quase 400 atendimentos.

A estratégia de desafogar a UPA e o Hospital Wandick Gutierrez começou no início de maio e durante todo o mês, com plantões em todos os finais de semana, atendeu mais de 2 mil pessoas em diferentes bairros do município e distribuiu quase 3 mil kits de medicamentos para tratamento em casa.

Com a lotação dos hospitais, porta de entrada para atendimento de coronavírus, e um grande número de infectados e óbitos, a gestão municipal decidiu investir na Atenção Básica de Saúde, e avalia como positivos os esforços durante todo o mês, destaca a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Iniciamos só com 3 UBS’s e terminamos com 7 abertas para alcançar os quatro cantos do município. Tem sido um sucesso porque tem diminuído não só a procura nos hospitais de casos leves, mas também dos graves, além do número de mortes”, disse.

Tratar os sintomas leves de Covid-19 para evitar agravamento, internação e óbitos está entre os objetivos da Secretaria de Saúde, e avaliando os resultados do mês de maio, as medidas continuarão em junho, afirma a secretária Eugênia. “Nós iremos continuar essas ações, até que a gente sinta que a população já está bem assistida e controlada quanto a disseminação do coronavírus”, explicou.

Durante todo o mês de maio, as pessoas contaram com atendimento médico, de enfermagem e distribuição de medicamentos para tratamento em casa. Em outros finais de semana, exames para detectar a Covid-19 foram disponibilizados, bem como eletrocardiograma para pacientes com complicações cardiológicas neste último plantão do mês.