PREFEITURA GARANTE ABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS PARA COVID-19 NO MUNICÍPIO

O prefeito Paulo Alcântara vistoriou nesta segunda-feira, 01, o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena para analisar de perto o quanto o município está abastecido com medicamentos para tratar a população da Covid-19. O gestor municipal esteve acompanhado da secretária de saúde, Eugênia Teles, do secretário de planejamento, Jacobson Estumano, do secretário de turismo, Marcos Mendes, e da coordenadora do almoxarifado, Thaise de Paula.

Com a garantia de que a população sai das unidades de saúde do município com remédios em mãos e com demais esforços da gestão, o prefeito avalia como positivos os resultados dos investimentos em saúde. “Estou muito satisfeito pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, pois a questão da mortalidade diminuiu, estamos com uma ocupação mínima nos hospitais, fruto do trabalho dos plantões nas UBS’s no sábado e domingo”, disse.

Atualmente, Barcarena conta com medicamentos recomendados por órgãos de saúde para tratar casos de coronavírus, como: AAS, antibióticos, entre Azitromicina, Claritromicina e Levofloxacino; também conta com Ivermectina e Paracetamol, além de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, para profissionais da saúde e insumos necessários da área hospitalar.

Com esse abastecimento disponível, a população seguirá com a garantia de tratar em casa os sintomas leves da Covid-19, ressalta a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Investimos não só na área hospitalar, mas principalmente na Atenção Básica, disponibilizando unidades de saúde de segunda a segunda, médicos e a medicação  básica para combater o coronavírus”, disse.

Diante da estratégia dos plantões das UBS’s nos finais de semana, com distribuição de remédios e demais ações, houve redução de óbitos por coronavírus em Barcarena, reduziu o número de internações e uso dos respiradores, bem como ajudou a desafogar a UPA e o Hospital Wandick Gutierrez. Mas, mesmo com todo esse avanço, os cuidados precisam continuar, ressaltou o prefeito Paulo Alcântara.

“Peço à população para que possamos nos manter no isolamento e o distanciamento. Não vamos dar oportunidade pra que esse vírus volte a infectar mais pessoas dentro do município, vamos ficar em casa, pois ainda não conhecemos quantas ondas essa doença terá”.