HOSPITAL DE CAMPANHA FECHA AS PORTAS COM ALTA DOS ÚLTIMOS PACIENTES

Depois de 36 dias de funcionamento para tratar pessoas com coronavírus, o Hospital de Campanha, em Vila dos Cabanos, fecha as portas por falta de demanda hospitalar no município. Nesta sexta-feira, 26, os dois últimos pacientes internados na unidade receberam alta e estão recuperados da Covid-19. “Cumprimos mais uma etapa no controle do coronavirus, em Barcarena. Fechamos as portas, mas ele (Hospital de Campanha) vai ficar todo montado aguardando o comportamento do vírus nos próximos dias em nosso município”, destacou o prefeito Paulo Alcântara.

O Hospital foi inaugurado em 20 de maio para dar retaguarda à UPA e ao Hospital Wandick Gutierrez, que enfrentaram lotação dos leitos com pacientes de Covid-19, resultando em índices positivos, fazendo cair a demanda, explica a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Houve redução importante nos casos graves e, com isso, uma desocupação gradativa dos leitos do Hospital Wandick e da UPA, provocando também a redução de ocupação do Hospital de Campanha e, hoje, ele se encontra sem pacientes”.

O prefeito Paulo Alcântara agradeceu aos profissionais que atuaram na unidade e a todos que contribuíram com o hospital. “Agradeço à equipe que trabalhou no hospital e a parceria das empresas que colaboraram com equipamentos”, disse.

Vários profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, entre outros, atuaram no hospital, que atendeu 34 pessoas e alcançou a marca de mortalidade zero, motivo de orgulho para a diretora da unidade, Márcia Barreto. “Recebi a missão de estar à frente desse trabalho tão importante, e hoje fechamos as portas com a sensação de dever cumprido, pois não temos mais demanda de pacientes com Covid-19. O que muito nos alegra é que não tivemos nenhum óbito no interior deste hospital”.

Os dois últimos pacientes a deixar a unidade aguardaram ansiosos o momento, mas levaram consigo a gratidão por todo suporte que receberam dos profissionais do hospital. “Fizeram um atendimento humanizado e eu só tenho que agradecer à prefeitura de Barcarena e às empresas que colaboraram pra que o hospital tivesse êxito. Muito obrigado, de coração”, agradeceu seu Luiz Ramos, de 62 anos. O mesmo sentimento acompanhou dona Suely Carvalho, de 63 anos. “Muito bom estar viva e agradecer a uma equipe eficaz que se dedicou total”.

Quem ajudou a salvar vidas no Hospital de Campanha desde a inauguração foi a técnica em enfermagem, Joisiene Vieira, que agradeceu a oportunidade e ficou feliz pelo resultado dos trabalhos. “É emocionante porque a gente deixa nossa família em casa para ajudar a salvar vidas. É gratificante ver que o hospital fecha as portas e o sentimento é de dever cumprido por ver as pessoas que saíram daqui vitoriosas”, disse.

O prédio onde hoje é o Hospital de Campanha foi doado pela Albrás para dar reforço no tratamento da Covid-19. A prefeitura de Barcarena realizou a reforma e equipagem do hospital com a parceria de várias empresas do município, que doaram materiais e equipamentos.