PREFEITURA ALERTA CONTRA O SARAMPO E REALIZA VACINAÇÃO

Diante do aumento da incidência de sarampo no município, a prefeitura de Barcarena segue vacinando a população contra a doença e alerta aos cuidados e diagnóstico o quanto antes nas unidades de saúde. Uma "varredura de vacinação" está sendo feita na cidade, após 56 casos confirmados da doença. Equipes de saúde estão nos bairros de Barcarena vacinando em cada casa, mas a imunização também pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde até 15 de julho.

O sarampo é uma doença contagiosa que pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. A transmissão se dá entre as pessoas, seja ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas são: tosse, febre, manchas avermelhadas na pele, dores no corpo, coriza e conjuntivite. Outras complicações podem ocorrer como infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões e lesões no sistema nervoso. O tratamento contra o sarampo é se vacinar em duas doses.

Os bairros com maior incidência de sarampo foram na Betânia, Pedreira, Fazendinha, Bairro Novo e na Vila de Itupanema. Para evitar o aumento de casos é importante procurar ajuda e se vacinar. “Estamos fazendo a varredura em todos os bairros, dando prioridade onde já tem caso confirmado. Todos os dias, até no fim de semana estamos vacinando, bem como nas UBS’s pode se imunizar durante a semana”, disse a coordenadora de vacinação, Marciclene Santos.

O seu Antônio Pereira, de 55 anos, nem precisou sair de casa para se vacinar. A equipe volante realizou a imunização dele e da esposa na própria residência. Ele agradeceu o cuidado e a comodidade. “Muito bom saber que existe essa preocupação de cuidar da gente. Eu agradeço muito, pois agora estou imunizado em casa”, disse.

Para se vacinar, basta receber as equipes volantes que estão nos bairros de casa em casa. Quem não estiver em casa durante a varredura, pode procurar uma unidade de saúde para se imunizar. Quem apresentar os sintomas também deve procurar ajuda médica. Devem se vacinar para atualização da carteirinha, pessoas de 6 meses a 59 anos de idade. Para saber onde as equipes de saúde estarão a cada dia, basta acompanhar na página da prefeitura no Facebook.