QUASE 200 ATENDIMENTOS NO PLANTÃO DE FIM DE SEMANA DAS UBS’s


QUASE 200 ATENDIMENTOS NO PLANTÃO DE FIM DE SEMANA DAS UBS’s
QUASE 200 ATENDIMENTOS NO PLANTÃO DE FIM DE SEMANA DAS UBS’s

O oitavo plantão de fim de semana das Unidades Básicas de Saúde realizou 199 atendimentos médicos e de enfermagem contra o coronavírus. Estiveram abertas no sábado, 27, as UBS’s Arapari e São José. Já neste domingo, 28, a unidade do Bairro Novo. A Semusb disponibilizou testagens para detectar a Covid-19 e distribuiu medicamentos, para tratamento em casa após as consultas.

A UBS de São José atendeu no sábado uma grande demanda, mas percebeu-se uma diminuição, avaliou a coordenadora da unidade, Odineide Valente. “Tivemos uma grande procura no atendimento, mas bem diferente da primeira vez que abrimos. Percebemos que muita gente já está ficando curada. Esse trabalho está sendo maravilhoso para ajudar a amenizar os casos”, disse.

Na unidade do Arapari, que abriu pela primeira vez no fim de semana, a procura por ajuda médica foi tranquila e todos foram atendidos. “Atendemos em média 30 pacientes e a demanda foi tranquila. Nossa farmácia estava de prontidão, a equipe completa, realizamos os testes rápidos e a estratégia de organização deu certo para nosso atendimento”, disse Ritiany Gomes, coordenadora da UBS.

Já na UBS Bairro Novo, o fluxo foi intenso. Mesmo antes das 8h já tinha gente aguardando por consulta médica. “Foi surpreendente o tanto de gente, não esperávamos, pensamos que seria menor a procura. Mas conseguimos atender a todos com nossa médica, as enfermeiras, garantindo o teste e a medicação”, disse a coordenadora da unidade, Rosilda Ferreira. 

A estudante Gleiviane Cardoso, de 33 anos, e o filho, de 12, não se sentiam bem há dias. Ficaram preocupados mediante os sintomas e procuraram a UBS do Bairro Novo para identificar e tratar o quanto antes o coronavírus. “Esse atendimento ajuda muito a gente a tirar nossas dúvidas. Conversei muito com a médica e ela me orientou bastante. Recebemos a medicação e agora vamos nos cuidar em casa”, disse.

Desde que começou em maio, o plantão das UBS’s no fim de semana já alcançou mais de 4 mil pessoas. Com essa estratégia, conseguiu-se a redução da mortalidade, de internações graves na UPA e no Hospital Wandick Gutierrez, alcançando dias com zero internações nessas unidades, e até o fechamento temporário das portas do Hospital de Campanha.