ASSISTÊNCIA SOCIAL RETOMA ATENDIMENTOS PRESENCIAIS POR AGENDAMENTO

A Secretaria Municipal de Assistência Social está retomando seus atendimentos presenciais gradativamente. A Central de Atendimento do Cadastro Único e Bolsa Família voltaram a atender presencialmente esta semana. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também começaram a receber usuários da rede. Os espaços seguem as orientações de prevenção contra o Covid-19, com horários agendados e limitação de pessoas.

Apesar do retorno, a Coordenadora Municipal do Cadastro Único e Bolsa Família, Natalina Menezes, informa que de acordo com portaria 387, de 15 de maio de 2020 do Ministério da Cidadania, neste momento o município não pode realizar atualizações cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família. “As alterações que estavam acontecendo no cadastro de algumas famílias estavam repercutindo no Auxílio Emergencial, então agora o Governo Federal só vai liberar as ações de administração do BF quando encerrem os pagamentos do Auxílio”, explica.

Os Centros de Referência de Assistência Social também seguem agendando e realizando atendimentos do Cadastro Único e atendimento social, contudo ainda mantêm os coletivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apenas virtualmente. “Estamos esperançosos de trazer de volta nossos idosos, crianças e adolescentes no mês de agosto”, conta Ceyla Nobre, Coordenadora da Proteção Social Básica.

O Creas segue a mesma dinâmica, agendando atendimentos presenciais e fazendo atendimentos telefônicos. Os jovens que cumprem Medidas Socioeducativas realizam atividades em casa e retornam no próximo dia 16.

Para acionar os serviços os usuários podem recorrer aos seguintes números:

CRAS ZITA CUNHA: 99383-3199

CRAS ARAPARI: 99250-8462