PREFEITURA REALIZA AÇÃO CONTRA QUEIMADAS EM BARCARENA

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), está realizando ações nas comunidades que mais registraram focos de queimadas ilegais nos últimos meses. Técnicos do órgão foram de porta em porta para conversar com moradores das áreas do Cupuaçu, Fazendinha e Novo Horizonte, que também tiveram reforço na coleta do lixo.

O trabalho deve continuar nas próximas semanas e abranger outras comunidades do município. "Também estão sendo realizadas ações para sensibilizar a população por meio de rádio, carro som, outdoor e cartazes, que estão espalhados em pontos estratégicos de Barcarena", contou a diretora de Proteção Ambiental da Semade, Keyse Cravo.

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, que ataca sobretudo os pulmões dos infectados, as queimadas e a fumaça tóxica podem ser ainda mais prejudiciais à saúde das pessoas. Por isso, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte para conter o avanço do problema no município.

Legislação - De acordo com o Código de Postura de Barcarena (Lei Municipal), provocar incêndios e queimadas, em vias públicas ou privadas, é uma prática proibida. A ação também é vetada por duas legislações federais: Código Florestal (12.651/12) e Crimes Ambientais (9.605/98). O infrator pode ser punido com pagamento de multa e até detenção.

Serviço - Para denunciar queimadas em Barcarena, a população conta com os seguintes canais:

(91) 9-9259-2007 - Semade.

(91) 3774-2761 / 9-8957-1318 - Corpo de Bombeiros.

190 - Polícia Militar.

192 - Samu.