JULHO AMARELO: AÇÕES NAS UBS’s ALERTAM CONTRA AS HEPATITES

Neste mês de julho, dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, as Unidades Básicas de Saúde de Barcarena oferecem uma série de atividades para a população. Instruções educativas sobre a doença são repassadas, orientações bucais, testagens rápidas para identificar as hepatites estão disponíveis e a distribuição de preservativo é garantida. Tudo isso ao público que procura as UBS’s ao dia. As abordagens são feitas de acordo com a programação de cada unidade durante o mês para educar sobre a doença, prevenir e tratar.

Na Unidade Básica de Saúde do Jardim Cabano, desde o início da semana, logo no começo dos atendimentos diários, uma equipe realiza várias atividades com a população na recepção da unidade. “Nossos servidores realizam palestras para as pessoas, informando sobre o que é, quais os sintomas, como prevenir e tratar as hepatites. Distribuímos preservativos e encaminhamos os pacientes para testagem rápida”, explicou o coordenador da UBS, Edu Silva.

Após conhecer um pouco mais sobre as hepatites na palestra, a dona de casa Ivanilda Pantoja, aproveitou para fazer o teste de detecção da doença, que deu negativo. Ela aprovou e agradeceu pelos serviços oferecidos para ela e pra população. “Muito importante pra gente saber como estamos de saúde. Eu gosto sempre de fazer esses exames e com o teste rápido aqui agiliza a questão de fila e outras dificuldades. Só tenho que agradecer a equipe pelo trabalho”, disse.

SOBRE A DOENÇA

As hepatites virais são uma infecção que atingem o fígado causando alterações leves, moderadas ou graves. No Brasil, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B, C e D. Os sintomas são: dores abdominais, diarreia, enjoo, fadiga, febre, pele e olhos amarelados. A hepatite B não tem cura, mas há tratamento e vacina. Já a C não tem vacina, mas tem tratamento e cura. As duas são o alvo principal da ação do Julho Amarelo nas UBS’s, com maior incidência em Barcarena.

A transmissão das hepatites pode ocorrer através de compartilhamento de escovas dentais, materiais perfuro-cortantes como os de manicure, relações sexuais sem preservativo, transmissão da mãe para a criança no parto, entre outros. São várias as formas de se prevenir, orienta a médica, Elizabeth Santos. “Ir periodicamente ao médico, fazer exames, usar preservativos, cuidado com doação de sangue e compartilhamento de materiais cortantes”.

As atividades do mês de conscientização contra as hepatites virais ocorrem de acordo com a programação de cada Unidade Básica de Saúde até 31 de julho. Ao apresentar qualquer sintoma suspeito, para orientações e informações, basta procurar a UBS mais próxima ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Travessa Santo Antônio, em Barcarena-sede.