PRÉDIO DO HOSPITAL DE CAMPANHA, DOADO PELA ALBRAS, PERMANECE DE PRONTIDÃO

Há mais de um mês que o Hospital de Campanha de Barcarena fechou as portas por falta de demanda hospitalar pelo novo coronavírus. Mas, toda a estrutura e os equipamentos estão de prontidão, em caso de nova superlotação das unidades de saúde de Barcarena pela Covid-19. O prédio foi doado pela Albras, empresa do grupo Hydro. A reforma e manutenção foi da prefeitura de Barcarena. Doações de outras empresas também foram de fundamental importância quanto a equipamentos.

Além do prédio, a Hydro também doou 1.200 testes rápidos, aparelhos hospitalares e Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. Todas as doações ajudaram a salvar vidas, o que gerou gratidão pela parceria, explicou a secretária de saúde, Eugênia Teles. “O município tem muito o que agradecer a doação do prédio, de materiais de uso permanente no hospital e outros equipamentos”.

O Hospital de Campanha foi inaugurado no dia 20 de maio, como retaguarda da UPA 24h e do Hospital Wandick Gutierrez, que estavam superlotados. Com o controle do novo coronavírus em Barcarena, por falta de demanda hospitalar, o HC fechou as portas em 26 de junho. Como a pandemia ainda não acabou, e ainda não há cura para a Covid-19, toda a estrutura está pronta para uma eventual reutilização.

“É muito importante deixar a população ciente de que, mesmo com o Hospital de Campanha fechado há mais de um mês, nós permanecemos com o nosso compromisso de deixar ele intacto, enquanto a gente observa melhor o comportamento da doença na cidade”, concluiu a secretária Eugênia.

Foram 36 dias de funcionamento, com 34 pessoas atendidas e taxa de mortalidade zero. Uma equipe multiprofissional se encarregou de ajudar a devolver a saúde às pessoas e ajudá-las a vencer a Covid-19. No pós-pandemia, o prédio doado para a prefeitura terá outra utilidade para atender a população.