PREFEITURA LANÇA CARTILHA PARA AJUDAR CIDADÃO NA BUSCA POR VAGAS DE EMPREGO

A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semute), acaba de lançar uma cartilha, com o passo a passo para o cidadão que está à procura de vagas no mercado local ou regional. A orientação tem o objetivo de cadastrar os trabalhadores no site Emprega Brasil ou Sine Fácil, aplicativo que pode ser acessado via aparelho de celular pela plataforma Android e IOS.

A Cartilha de Orientação ao Cidadão – Serviços online disponíveis de cadastro e procura de vagas de emprego – orienta o trabalhador a como ter acesso à Carteira de Trabalho Digital. O documento pode ser baixado gratuitamente. É importante ter em mãos o CPF regularizado para iniciar o processo online. A cartilha da Semute ensina o caminho para ativar a carteira digital.

A Secretaria informa que “a senha criada para acesso à carteira digital será a mesma usada para acessar o portal Emprega Brasil e o aplicativo Sine Fácil”. Com esse acesso virtual, espera-se que a fila na porta dos Sines seja diminuída. O serviço online também garante a atualização dos dados do trabalhador e, principalmente, informa a oferta de vagas, conforme o perfil profissional de cada um.

A Semute informa que a instalação do serviço é muito fácil, mas quem tiver dificuldade pode solicitar outras informações pelo e-mail da Secretaria (trabalho.sine@barcarena.pa.gov.br). Por fim, em caso de perda de senha, a cartilha da Semute também ensina como recuperá-la com sucesso! A novidade deve ajudar centenas de pessoas que estão à procura de vagas no mercado de trabalho.