PREFEITURA CONVIDA POPULAÇÃO A PLANTAR UMA ÁRVORE

Para quem tem vontade de plantar uma muda de árvore na frente da casa ou em algum local público do seu bairro, como canteiro e praça, chegou a hora. A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), convida a população a participar do projeto “Adote uma Árvore”, que integra a meta de arborização do município.

Para participar do projeto, entre em contato com a Semade, que encaminhará técnicos para verificar a possibilidade do plantio e disponibilizar as mudas aos interessados. “Se o cidadão preferir, os servidores municipais poderão realizar o plantio do vegetal. Caso contrário, ele mesmo poderá colocar a mão na terra, com supervisão da pasta de Meio Ambiente, e realizar este ato de amor à natureza”, explicou o engenheiro florestal da Semade, Gabriel Pastana.

A iniciativa faz parte de um acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) e Barcarena foi a primeira cidade brasileira a assinar o documento de cooperação internacional. Entre as espécies que poderão ser plantadas, estão Ipê, Mamorana e Sombreiro, que se adequam bem ao solo barcarenense e são indicadas para áreas urbanas.

A expectativa é que mais de mil mudas sejam plantadas até o fim deste ano. Toda zona urbana do município está inclusa no plano da prefeitura. No entanto, o plantio irregular, por melhores que sejam as intenções, poderá interferir no planejamento municipal e ocasionar a realocação das mudas. Por isso, é fundamental que o serviço seja acompanhado pelos técnicos da Semade.

“Nós possuímos uma listagem das espécies adequadas para cada local do município, levando em consideração diversos fatores. O levantamento estará disponível para o povo de Barcarena em nosso Plano de Arborização Urbana, que está em processo de finalização e logo, logo será divulgado”, concluiu Pastana.

Serviço - Os canais para entrar em contato com a Semade são e-mail (pambarcarena@gmail.com), telefone (91 – 9-9259-2007) ou presencialmente (Subprefeitura de Barcarena, localizada na vila de São Francisco), de 08h às 12h, de segunda a quinta-feira.