SEMUSB ALERTA POPULAÇÃO PARA EVITAR NOVA ONDA DE COVID EM BARCARENA


SEMUSB ALERTA POPULAÇÃO PARA EVITAR NOVA ONDA DE COVID EM BARCARENA
SEMUSB ALERTA POPULAÇÃO PARA EVITAR NOVA ONDA DE COVID EM BARCARENA

A secretária de Saúde de Barcarena, Eugênia Teles, alertou nesta terça-feira(17) que o novo coronavírus ainda circula no município e que muita gente ainda está sendo infectada e “agravando”, em decorrência da doença. “Tivemos até uma ocorrência de óbito de uma idosa na semana passada”, informou a secretária. “O cuidado ainda é necessário”, ressaltou.

A secretária recomenda que as pessoas lavem as mãos regularmente com água e sabão, passar o álcool em gel quando for possível, evitar pegar em objetos e coisas que sejam de uso comum, como corrimão de escada, ou mesmo uma simples caneta, que deve ser de uso pessoal.  

É importante sempre lavar as mãos após pegar em dinheiro ou passar a mão em

maçanetas de portas. Nunca é demais orientar sobre o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, evitar qualquer tipo de aglomeração e usar a máscara o tempo todo em lugares públicos.

“Barcarena tem que ter consciência de que devemos continuar com esses cuidados pra que o vírus não se multiplique e não chegue a acontecer um pico como foi nos meses de abril e maio”, destacou Eugênia Teles, ao informar que a população conta com um atendimento exclusivo para covid nas Unidades Básicas de Saúde, entre 15 e 18h.

Ao apresentar sintomas suspeitos como: febre, tosse, cansaço e garganta inflamada, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde imediatamente no início dos sintomas para melhor eficácia do tratamento.

BOLETIM: Segundo o último boletim, divulgado hoje, houve registro de 24 casos de covid-19 no município, nas últimas 72 horas. Os infectados são 17 adultos e 7 crianças. A Semusb informou que “são casos de pessoas que estão com a infecção atualmente e também das que tiveram a doença em períodos anteriores, mas já estão recuperadas”.

A Semusb destacou que os dados apresentados nas últimas 72 horas vêm das redes pública e particular de saúde. São casos tanto de testes rápidos, sorologia e swab. Os dados foram unificados para melhor entendimento, disse a Secretaria. Por isso, a orientação para os moradores é seguir o protocolo universal contra a covid-19.