PLANTÃO DAS UBSs MANTIDO PARA TRATAR CASOS SUSPEITOS DE COVID


PLANTÃO DAS UBSs MANTIDO PARA TRATAR CASOS SUSPEITOS DE COVID
PLANTÃO DAS UBSs MANTIDO PARA TRATAR CASOS SUSPEITOS DE COVID

As Unidades Básicas de Saúde do Bairro Novo, em Barcarena-Sede, e São José, na Vila dos Cabanos, continuam abrindo de segunda a sexta, além do horário normal, de 15h às 18h, com exclusividade para atender casos suspeitos Covid-19. E no sábado, de 7h às 14h. Ao apresentar tosse, febre, cansaço e garganta inflamada, procure uma unidade no início dos sintomas.

O último final de semana os plantões das UBSs resultou em mais de 200 pessoas atendidas com suspeita da doença. 136 pessoas fizeram o teste para detectar a Covid-19, sendo que 78 deram negativos e 43 positivos.

Desde o dia 5 de novembro, as duas UBSs começaram a abrir de 15h às 18h, e também no sábado, de 7h às 14h. No dia 13, a UBS do Laranjal também abriu pela tarde e no sábado. Juntas, desde que iniciaram, foram mais de 800 atendimentos, sendo casos leves.

Um aumento na procura foi identificado, mas nada comparado aos plantões do pico da doença no município, que ocorreu em maio e junho deste ano. “Desde que abrimos temos procura dentro da média. Fazemos testes, as pessoas saem com medicamentos para se tratar no início dos sintomas, o que é muito importante”, explica a diretora da UBS Bairro Novo, Rosilda Neves.

O marido da dona Mirian Campos apresentou os sintomas da Covid-19. Quando souberam que a UBS Bairro Novo iria abrir no sábado logo procuraram ajuda. “Trouxe meu esposo, pois ele estava há 15 dias com os sintomas. Ele se consultou e já saiu com remédio. Tem muita gente assim por aí, e essa abertura ajuda muito”, disse.