MATRÍCULAS DA REDE MUNICIPAL COMEÇAM NESTA QUARTA-FEIRA

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dará início nesta quarta-feira (13) ao período de matrículas para o ano letivo de 2021. A pré-matrícula será online, no site https://barcarena.matriculasweb.com.br/, que ficará disponível 24 horas, de acordo com o cronograma.

Por orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE), os alunos que já estavam na rede municipal em 2020 (com exceção dos estudantes que solicitaram cancelamento ou transferência) foram matriculados automaticamente na série subsequente, mas a confirmação presencial é obrigatória. Ou seja, para estes alunos, não é necessário realizar a pré-matrícula no site.

Nos demais casos, seguindo o calendário da Semed, os alunos deverão fazer a pré-matrícula online e depois confirmar a vaga na unidade de ensino escolhida, apresentando a documentação solicitada.

Vale ressaltar que, tanto para os alunos novos quanto para os alunos rematriculados, a vaga só será confirmada quando o aluno (se for maior de 18 anos) ou o responsável legal comparecer à escola com a documentação comprobatória solicitada pela Secretaria de Educação. A confirmação deve ser feita de segunda a sexta-feira, de 08h às 13h.

Para novas matrículas e transferência interna dos alunos do 5º, 6º e 9º anos e da 4ª etapa, o cronograma é diferente porque o calendário letivo de 2020 ainda está sendo finalizado.

Os alunos desistentes em 2019 que não efetivaram vínculo em 2020 deverão ser matriculados no mesmo período das matrículas novas. Como forma de compensação pelos danos causados pela pandemia do novo coronavírus no setor educacional, o plano pedagógico de 2021 vai englobar duas séries em apenas um ano.

CRONOGRAMA DE MATRÍCULA

13/01 a 20/01 - Rematrícula automática para alunos que já estavam na rede municipal em 2020. A vaga está garantida, não precisa realizar a matrícula no site, mas é obrigatória a confirmação na escola.

Etapa de Ensino:

Creches (Maternal II e Maternal III);

Pré-Escola (Jardim I e Jardim II);

Anos Iniciais (1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5º ano);

Anos Finais (7º ano, 8º ano e 9º ano).

13/01 a 20/01 - Transferência interna: Maternal 2, Maternal 3, Jardim 1, Jardim 2, 1º ano ao 4º ano, 7º ano ao 8º ano. Alunos que têm interesse em trocar de unidade escolar devem realizar a matrícula no site e, em seguida, realizar a confirmação na escola escolhida com a documentação necessária.

21/01 a 29/01 – ALUNOS NOVOS: Educação infantil, 1º ao 4º ano, 7º e 8º ano, 1ª a 3ª etapa. Matrícula online e depois confirmação presencial na escola com a documentação necessária.

11/02 a 14/02 - Transferência interna: 6º e 5º ano (presencial, na escola).

15/02 a 17/02 – ALUNOS NOVOS: 5º ano, 6º ano, 9º ano e 4ª etapa (online).

15/02 a 19/02 – Confirmação de novas matrículas: 5º ano, 6º ano, 9º ano e 4ª etapa (presencial).

Documentos necessários para matrícula

Alunos da escola:

1. Documento oficial com foto original (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  2. Comprovante de residência ou declaração da comunidade atualizado.

Alunos novos na escola:

1. Documento oficial com foto original (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  2. Cópia da Certidão de Nascimento;
  3. Comprovante de residência ou declaração da comunidade;
  4. Cópia de documento oficial (RG ou CPF) do pai, mãe ou responsável;
  5. Comprovante do benefício do Programa Bolsa Família (quando for o caso);
  6. Para alunos, Laudo Médico ou documento que comprove deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação:
  7.    a) Laudo Médico ou o Parecer da Avaliação Contextualizada emitido pela equipe multidisciplinar da educação especial;
  8.    b) Cópia da carteira de beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada), quando for o caso;
  9.    c) Relatório de Atendimento Educacional Especializado, do ano letivo anterior.
  10. 03 fotos 3X4 atualizadas;
  11. Ressalva ou Histórico Escolar (sendo obrigatório para os alunos de outros municípios e estados à apresentação do histórico);
  12. CPF do aluno (obrigatório);
  13. Carteira de Vacinação da Criança (específico para alunos da Creche e Pré-Escola);
  14. Cópia do Cartão SUS;
  15. Número de telefone para contato.