JANEIRO BRANCO: PREFEITURA INCENTIVA CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL EM PROGRAMAÇÕES

Durante todo o mês de janeiro, dedicado ao incentivo da saúde mental, a prefeitura de Barcarena promove atividades, através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSB, que alertam a população sobre esta causa. Este ano, o CAPS II, CAPS AD, CER, e Atenção Básica estão em esforço integrado para levar serviços às pessoas.

Em 2021, o tema da campanha é “Todos pela saúde mental”, que traz um alerta ao momento pandêmico que a humanidade vive, explica a coordenadora do Centro de Aconselhamento Psicossocial – CAPS II, Helen Domiciano. “Identificamos que, a pandemia da Covid-19 desencadeou aumento de pessoas com ansiedade e depressão, pois estão desempregadas, isoladas, etc. Com isso, queremos trabalhar para ajudá-las na questão da saúde mental”.]

A coordenadora Helen destaca as atividades que serão realizadas. “Temos material gráfico para fazermos panfletagem e orientações com as pessoas. Iremos realizar ações para fazer testagem de HIV, sífilis e hepatite, dentre outras ações”, disse. Haverá orientações no Terminal Hidroviário de Barcarena, em feiras do município, na Praça da Bíblia, Praia do Caripi e nas UBSs.

Embora o mês seja dedicado à saúde mental, todos os dias do ano a Secretaria de Saúde oferece serviços para atender a população. “Se precisar de ajuda, basta procurar o CAPS II, o CAPS AD, uma UBS, que nós iremos acompanhar. Temos um projeto onde assistente social, psicólogas (os) realizam atendimento em casa, apoiando as pessoas a ter uma vida saudável”, conclui Helen Domiciano.