PREFEITO ANUNCIA INTENÇÃO DE CRIAR PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS MUNICIPAL

O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, anunciou na manhã desta quinta-feira(14), a intenção de criar do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega de emenda parlamentar do deputado federal Cristiano Vale ao município. O recurso, no valor de R$ 200 mil, será aplicado no incentivo à agricultura familiar e alimentação saudável no município. 31 produtores rurais de Barcarena serão beneficiados pela emenda. No mesmo evento, a prefeitura também entregou 100 mil mudas de abacaxi a produtores rurais do município, via Semagri.

Por falta de recursos do Governo Federal, o PAA sofreu ameaça de encerrar as atividades em Barcarena, assim como aconteceu em outros municípios brasileiros. No entanto, a emenda parlamentar e a criação de um PAA Municipal vão permitir a continuidade da iniciativa em 2021 e nos próximos anos também. "Se não fosse essa parceria, o Programa Federal também teria sido encerrado em Barcarena", garantiu o secretário de Agricultura, Edson Cardoso.

O deputado federal Cristiano Vale também anunciou mais investimentos para o programa no município. "Tenho conversado muito com o prefeito Renato Ogawa e nós queremos trazer ainda mais recursos para Barcarena. Nosso objetivo é manter o PAA de forma contínua e ainda ampliá-lo", garantiu o parlamentar.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). "Melhorar a agricultura familiar é um compromisso do nosso governo. Fico feliz de darmos continuidade ao PAA, que transforma a vida de tantas pessoas", destacou a vice-prefeita Cristina Vilaça.

Pelo PAA, cada produtor recebe, anualmente, a quantia de até R$ 6,5 mil para fornecer os produtos da agricultura familiar ao município. Os alimentos são doados pela prefeitura, semanalmente, para três entidades sociais de Barcarena, que direcionam às famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Os produtos também integram cestas básicas, que são doadas pela Semas diretamente às famílias. "Além de ajudar no fomento da agricultura familiar, a gente ainda garante alimentos saudáveis na mesa dos que mais precisam", explicou a titular da Semas, Francinéa Dias.

Para os trabalhadores do campo, este foi um dia de celebração. "A terra nos dá tudo que precisamos, mas temos que cultivá-la. Esse incentivo vai nos ajudar a produzir mais e melhor", disse o produtor rural Luiz Alberto, mais conhecido como Amadinho. "Estamos muito agradecidos", completou.

Vereadores, secretários municipais e agricultores familiares também participaram da cerimônia de entrega da emenda. "O legislativo está empenhado no desenvolvimento da agricultura familiar de Barcarena. Com a nossa união, o setor vai avançar muito mais", destacou o presidente da Câmara Municipal, Júnior Ogawa.

Independente da criação do PAA Municipal, a prefeitura deverá entrar, ainda este ano, com mais R$ 200 mil em investimentos no Programa, ampliando o número de produtores beneficiados pela iniciativa. Na cerimônia, o prefeito Renato Ogawa comentou a importância deste ato. "Quando eu falo em ousadia na agricultura, é realmente trabalhar em uma nova matriz econômica para Barcarena, não só como subsistência. A gente quer melhorar a qualidade de vida dos agricultores, gerar renda, empreender", afirmou o prefeito.