SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO OFERTADOS PELO JANEIRO BRANCO NA PRAÇA DA BÍBLIA


SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO OFERTADOS PELO JANEIRO BRANCO NA PRAÇA DA BÍBLIA
SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO OFERTADOS PELO JANEIRO BRANCO NA PRAÇA DA BÍBLIA

Como parte da programação do Janeiro Branco, campanha dedicada aos cuidados com a saúde mental, serviços de saúde foram ofertados pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades ocorreram na Praça da Bíblia, em Barcarena-sede, nesta sexta-feira, 22, com o tema "Não deixe o cuidado com a saúde mental passar em branco".

A ação busca valorizar não só a mente humana, mas contribuir para uma vida saudável como um todo, explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial  - CAPS II, Helen Domiciano.

"Procuramos mostrar que a mente rege nosso corpo. Um não funciona sem o outro. Por isso levamos vários serviços para as pessoas que passam pela praça, alertando tanto sobre a importância de cuidar da mente, como da saúde no geral".

A autônoma Silvia Costa aproveitou a ação para saber como está de saúde, e aprovou a programação. "Tenho diabetes, então não perdi a oportunidade. Foi ótimo o atendimento. Muito bom para a população, pois mostra que alguém se importa com nosso bem estar", disse.

Foram feitas orientações com panfletagem, treinamento funcional, sessões de alongamento e relaxamento, orientações nutricionais e com psicólogo, além de testagem rápida de HIV e Sífilis. Os serviços são fruto de trabalho integrado entre a Atenção Básica, Centro Especializado em Reabilitação  - CER, Centro de Atenção Psicossocial  - CAPS II, Centro de Testagem e Aconselhamento  - CTA, e o CAPS álcool e drogas.