SERVIÇOS DE SAÚDE SÃO OFERTADOS PELO JANEIRO BRANCO NA PRAÇA DA BÍBLIA

Como parte da programação do Janeiro Branco, campanha dedicada aos cuidados com a saúde mental, serviços de saúde foram ofertados pela prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades ocorreram na Praça da Bíblia, em Barcarena-sede, nesta sexta-feira, 22, com o tema "Não deixe o cuidado com a saúde mental passar em branco".

A ação busca valorizar não só a mente humana, mas contribuir para uma vida saudável como um todo, explica a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial  - CAPS II, Helen Domiciano.

"Procuramos mostrar que a mente rege nosso corpo. Um não funciona sem o outro. Por isso levamos vários serviços para as pessoas que passam pela praça, alertando tanto sobre a importância de cuidar da mente, como da saúde no geral".

A autônoma Silvia Costa aproveitou a ação para saber como está de saúde, e aprovou a programação. "Tenho diabetes, então não perdi a oportunidade. Foi ótimo o atendimento. Muito bom para a população, pois mostra que alguém se importa com nosso bem estar", disse.

Foram feitas orientações com panfletagem, treinamento funcional, sessões de alongamento e relaxamento, orientações nutricionais e com psicólogo, além de testagem rápida de HIV e Sífilis. Os serviços são fruto de trabalho integrado entre a Atenção Básica, Centro Especializado em Reabilitação  - CER, Centro de Atenção Psicossocial  - CAPS II, Centro de Testagem e Aconselhamento  - CTA, e o CAPS álcool e drogas.