PREFEITURA CONDUZ CASO DE REINTEGRAÇÃO FAMILIAR


PREFEITURA CONDUZ CASO DE REINTEGRAÇÃO FAMILIAR
PREFEITURA CONDUZ CASO DE REINTEGRAÇÃO FAMILIAR

A Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, na manhã desta terça-feira (09), a reintegração familiar do senhor Nelson Saheb, de 46 anos, que estava em situação de rua no município. O acompanhamento do caso começou no último sábado (06) e foi conduzido pelo Serviço de Abordagem Social.

A equipe da Semas entrou em contato com a família de Nelson, que esteve em Barcarena, representada pela irmã dele, Dayane Saheb. Muito emocionado, ele se comprometeu em permanecer no ambiente familiar e iniciar tratamento no município de origem.

A assistente social Simone Macêdo, que acompanhou o caso, explicou que Nelson estava em situação de risco social e pessoal. “Ele acabou levando em conta esses riscos e a condição de extrema vulnerabilidade. Por isso, não relutou em receber o acompanhamento e já estava bem ansioso para sair da condição de acolhimento”, contou.

SERVIÇO - A Abordagem Social é um serviço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A dinâmica funciona a partir de busca ativa no território para a identificação de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo drogas, entre outras. O serviço compõe a Proteção Social Especial de média complexidade.

O Acolhimento Institucional, para onde Nelson Saheb foi encaminhado após a abordagem, é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Nesse caso, o principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, e garantindo a proteção integral.