SEMAGRI VAI ORIENTAR SOBRE O TRABALHO INFANTIL

A Secretaria de Agricultura de Barcarena assumiu o compromisso de promover ações de enfrentamento do trabalho infantil no município, segundo informou o secretário Paulo Ronildo, durante o lançamento do Plano Municipal das Ações Estratégicas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O documento foi apresentado ontem (21) no Fórum da cidade.

O plano revelou que cerca de 1.300 crianças e adolescentes são vítimas do trabalho infantil no município e que a maioria vive na zona rural de Barcarena. Em geral, os menores de idade são levados para trabalhar na agricultura. “Já estamos identificando algumas situações de trabalho infantil”, disse Paulo Ronildo.

O secretário afirmou que os servidores da Semagri estão engajados na ação de prevenção e orientação contra a exploração da mão de obra infantil. Ele disse que a Secretaria está envolvida no Conselho que discute o problema e nas ações preventivas em feiras e associações de trabalhadores rurais. “É um grande desafio porque a gente sente muito resistência”, explicou Ronildo.

A legislação do país diz que menores de 16 anos não devem trabalhar, a não ser na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Mas muita gente ainda não entende a lei.  “Com a ação integrada de várias secretarias juntas e outros parceiros, tenho certeza que vamos diminuir radicalmente o trabalho infantil no município”, finalizou o secretário.