PATRIMÔNIO HISTÓRICO: PREFEITURA CATALOGA SAMAUMEIRAS DE BARCARENA

Até junho, na Semana Nacional do Meio Ambiente, a Prefeitura de Barcarena deve realizar a catalogação e o georeferenciamento das samaumeiras do município. A ação atende ao Decreto 0764/2019, que tombou a espécie (Ceiba pentandra), de forma definitiva, como Patrimônio Natural, Histórico e Cultural de Barcarena.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) iniciaram o trabalho nesta quarta-feira (10) e já percorreram áreas do Caripi e da Fazendinha. O objetivo do mapeamento é proteger as samaumeiras e consolidar um banco de dados sobre a espécie em Barcarena.

Após a catalogação, cada árvore receberá uma placa com informações sobre o tombamento e importância da espécie para o meio ambiente. Além disso, o informativo alertará sobre a proibição de qualquer corte, mutilação, retirada, derrubada ou remoção das samaumeiras no município, seja na área rural ou urbana.

Desde o surgimento de Barcarena, a espécie se encontra presente no município, atraindo olhares pela beleza e imponência. Sendo assim, "o que a gente busca é a preservação da samaumeira, além de conscientizar a população barcarenense sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a nossa própria sobrevivência”, destacou a titular da Semade, Juliana Nobre.