PREFEITURA E ITERPA FIRMAM PARCERIA PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM BARCARENA


PREFEITURA E ITERPA FIRMAM PARCERIA PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM BARCARENA
PREFEITURA E ITERPA FIRMAM PARCERIA PARA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM BARCARENA

A prefeitura de Barcarena firmou nesta segunda-feira, 22, uma parceria com o Instituto de Terras do Pará – Iterpa, com o objetivo de promover a regularização fundiária no município. O prefeito Renato Ogawa recebeu o presidente o instituto, Bruno Kono, em uma reunião, ao lado da vice-prefeita Cristina Vilaça, do secretário de agricultura, Edson Cardoso, e da secretária de Ordenamento Territorial, Mayumi Hirata.

Um acordo de cooperação técnica será assinado entre a prefeitura e o Iterpa, onde os beneficiados, serão os proprietários de terras, destaca o prefeito Renato Ogawa. “Buscamos parcerias para resolvermos a questão fundiária no município e dar uma segurança jurídica para quem tem propriedades na cidade e que pretende investir, seja o grande investidor ou o pequeno agricultor. Esperamos num curto período entregar o título definitivo pras pessoas”.

Com a regularização, o proprietário poderá usufruir de financiamentos, melhorar a produção, condição de trabalho e da família. Para isso, o Iterpa e a prefeitura trabalharão juntos. “Faremos a transferência de tecnologia para o município e daremos treinamento para a equipe da cidade em como fazer demarcações, cadastros etc. Agradecemos a parceria e o investimento que a prefeitura vai fazer com aquisição de equipamentos e com pessoal para as ações e resultados”, disse o presidente do instituto, Bruno Kono.

Os trabalhos serão desenvolvidos através da Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAGRI, e da Secretaria Municipal Extraordinária de Ordenamento Territorial e Habitação – SEMEOTH, onde os frutos serão em benefício da população, avalia a vice-prefeita Cristina Vilaça. “Muito importante realizarmos essas parcerias para dar celeridade na solução dos problemas, levando possibilidade de condições melhores para cada morador do município”.